25 de junho de 2014

Vendas e RH: trabalhando juntas para o alto desempenho da organização.



Tommaso Russo 

Este artigo é continuação do post “RH e Vendas: como melhorar a relação”, publicado no mês de maio neste blog.

Contratar as pessoas certas, fornecer-lhes as ferramentas certas e recompensar os comportamentos certos. Esses elementos aparecem em primeiro lugar quando se elenca as funções de RH que tornam uma organização bem sucedida em seu negócio. Ao mesmo tempo, esses conceitos simples e objetivos tornam-se complicados quando aplicados para a força de vendas, até porque a maioria das organizações conta com funções tão díspares – vendas e RH – para lidar com esse tema.
Empresas com áreas comerciais de alto desempenho cultivam um ambiente onde Vendas e RH trabalham juntas para que as metas de faturamento sejam atingidas. Enquanto Vendas e RH possuem funções diferentes, a parceria entre essas áreas é crítica para terem-se os talentos certos, no lugar certo e na hora certa. A área comercial define as metas de vendas e as necessidades em termos de pessoas, enquanto RH define os processos para atrair, motivar e recompensar as melhores pessoas possíveis.
Vendas e RH podem trabalhar juntas em três fases para que a organização atinja seu melhor desempenho: a) identificação de necessidades, b) suprir as deficiências observadas e c) motivar e reter os talentos críticos. Tendo como base seu conhecimento da organização e das características das pessoas, os gestores da área de vendas devem liderar os processos onde as forças internas prevalecem, com o RH fornecendo o suporte necessário. Porém, nos processos fortemente afetados por forças externas, os papéis se invertem, sendo que RH deve conduzir as ações, com o apoio de Vendas. A figura abaixo ilustra essas mudanças contínuas nas 3 fases.
1.    Identificação das necessidades
Antes que a organização possa recrutar os melhores talentos em vendas, é necessário validar os objetivos e metas de vendas, a situação do mercado de trabalho e o nível de talento de seus colaboradores atuais. Essa análise permite a determinação das necessidades específicas da empresa sobre sua visão, o planejamento de sua força de trabalho estratégica e os perfis dos colaboradores disponíveis.
Visão – A área de Vendas deve garantir que a estratégia comercial esteja alinhada e que apoie os objetivos da organização antes de detalhar as táticas de ida ao mercado, cobertura dos canais, segmentação de mercado e outras decisões relativas ao modelo de vendas. O RH deve garantir que os objetivos de vendas estejam devidamente traduzidos nos requisitos de perfil e competências dos colaboradores.
Planejamento da força de vendas – RH deve poder identificar tendências relevantes da força de trabalho no mercado, de forma a antecipar para a área de vendas quais posições estão em alta, quais negócios estão vivenciando alta rotatividade e quais regiões geográficas estão tendo problemas na contratação e retenção de pessoas. A área comercial deve validar essas tendências e, mais importante, fornecer suas opiniões de forma a determinar à organização onde focar seus esforços.
Capacitação dos colaboradores – A área comercial deve avaliar a capacitação de seus colaboradores atuais, tanto para as posições críticas quanto para aquelas que apoiam as áreas críticas para determinar se essas pessoas possuem a capacitação e o talento necessários para o alcance de seus objetivos. RH participa dessa avaliação e, com os resultados, definirá os parâmetros para eventuais contratações.

2.    Suprir as deficiências
Uma vez avaliada a situação atual e as futuras necessidades em termos de pessoas, a organização deve suprir as deficiências (gaps) entre o nível atual e o nível desejado do pessoal, contratando ou desenvolvendo internamente os talentos necessários para desempenhar as funções previstas.
Recrutamento  – RH conduz o desenvolvimento e execução da estratégia para selecionar os candidatos certos no mercado. A área de Vendas pode prover recomendações de onde buscar os melhores candidatos.
Desenvolvimento – Vendas deve indicar quais as necessidades de desenvolvimento para o atendimento da estratégia. RH utiliza essas informações para criar e avaliar a efetividade dos planos de T&D para a força de vendas.

3.    Motivar e reter
O último passo envolve identificar como motivar a força de vendas, medir seu desempenho e então reconhecer e recompensar os comportamentos e resultados esperados.
Motivação – RH desenvolve os programas de engajamento e retenção da força de trabalho e submete-os à aprovação da área de Vendas
Indicadores de desempenho – A área comercial determina quais os indicadores mais adequados para avaliar aqueles que atingem as metas definidas. RH analisa se essas métricas estão alinhadas com os objetivos e políticas da organização.
Recompensas – RH e Vendas agirão em conjunto no desenvolvimento de alternativas de programas de remuneração, compará-las com as práticas de mercado e conduzirão simulações de custos para garantir sua viabilidade financeira.

Baseado no artigo 3 Steps to Top Performance, publicado em http://www.worldatwork.org/adimComment?id=75281

Nenhum comentário:

Postar um comentário