3 de novembro de 2015

Saiba dizer não


Tommaso Russo



Nosso dia de trabalho já é longo do jeito que é e a tecnologia torna-o ainda maior. Quando chegamos em casa após um dia difícil, seu celular toca e mensagem não param de cair em sua caixa de Entrada, enviadas de pessoas que esperam resposta imediatas.
Embora muita gente alegue que se desconecta do trabalho assim que chegam em casa, mais da metade das pessoas verificam seus e-mails antes e depois do trabalho, no final de semana e mesmo quando ficam em casa por estar doentes. Pior, também quando estão de férias.
Estudos mostram o quanto prejudicial esse nível de “conectividade” é. A expectativa de que as pessoas têm em responder e-mails fora do horário de trabalho cria uma situação de estresse crônico, o que especialistas chamam de telepressão. A telepressão faz com que as pessoas não consigam relaxar e desligar-se realmente do trabalho. Obviamente, esse estado é altamente prejudicial à saúde: além de aumentar as chances de doenças cardíacas, depressão e obesidade, o estresse diminui a capacidade cognitiva.
Devemos estabelecer limites entre nossa vida pessoal e professional. Se não conseguirmos, o trabalho, a saúde e nossa vida profissional sofrem.
 Responder e-mails fora do horário de trabalho não é o único aspecto para o qual devem ser definidos limites. É necessário fazer uma distinção clara entre o que pertence ao empregador e aquilo que é somente pessoal. Os aspectos descritos abaixo são de caráter exclusivamente pessoal. Se não conseguirmos isolá-los e aprendermos a dizer não para a empresa, estaremos jogando fora coisas que possuem um valor inestimável.
SAÚDE. É difícil saber quando proteger sua saúde no trabalho, porque a saúde piora de maneira muito gradual. Permitir que o estresse aumente, perder o sono e ficar sentado o dia todo sem exercitar-se são fatores cumulativos. Antes que se perceba, estamos com as costas doloridas e continuamente pingando colírio nos olhos que ardem, enquanto olhamos para nossa barriguinha que não para de crescer. O segredo é manter uma rotina que nos mantenha saudável (caminhar após o almoço, não trabalhar nos finais de semana, tirar férias) e manter esse plano a todo custo. Senão, permitimos que o trabalho invada esse espaço.
FAMÍLIA.  É fácil fazer com que sua família sofra com seu trabalho. Muitos de nós agem assim por que veem o trabalho como o meio de sustentar a família. Pensamos “se eu ganhar mais, meus filhos podem estudar em uma escola melhor”. São boas intenções, mas acabam provocando uma perda enorme para sua família – sua ausência em convivência com qualidade. No leito de morte, as pessoas esquecem quanto dinheiro ganharam para a esposa e filhos. Restarão apenas as lembranças da vida com eles.
SANIDADE. Nosso patrão não merece partes de nossa sanidade mental. Um emprego que rouba mesmo uma pequena parte dela está custando caro demais. A sanidade é algo difícil de ser percebida pela empresa: devemos controla-la nós mesmos e estabelecer limites para mantermo-nos sãos. Na maior parte das vezes é a vida fora do trabalho que nos mantem mentalmente saudáveis. A atitude mais produtiva para o trabalho é recusar mais trabalho além do que você já dedica para curtir seus hobbies e seus amigos. É fato que podemos fazer algumas horas extras de vez em quando, mas é importante dizer não quando precisamos de um tempo longe do trabalho.
IDENTIDADE. Enquanto seu trabalho faz parte de sua identidade como pessoa, é perigoso permitir que se torne sua única identidade. Podemos perceber isso quando nos perguntamos o que é importante na nossa vida e o trabalho é a única (ou a maior parte) da resposta que obtemos. Possuir uma identidade fora do trabalho é mais do que apenas divertir-se. Contribui também para aliviar o estresse e crescer como indivíduo.
CONTATOS PESSOAIS. Enquanto seu empregador merece seu melhor esforço, os contatos pessoais que cultivamos ao longo da carreira são nossos e somente nossos. Os contatos são frutos de trabalho duro e de esforço pessoal: podemos até compartilhá-los com a empresa, mas nos pertencem.
INTEGRIDADE. Sacrificar nossa integridade tem por consequência criar um volume imenso de estresse. Na medida em que percebemos que nossas ações e crenças não estão mais alinhados, é hora de deixar claro para a empresa que não desejamos mais fazer as coisas do jeito que ela quer. Se seu chefe ver isso como um problema, talvez seja hora de tomarmos outros rumos na vida.
RESUMO. O sucesso e a realização pessoal dependem de nossa habilidade em estabelecer limites. Quando conseguimos fazer isso, simplesmente todo o resto se ajusta em nossa vida.

Baseado no artigo When Should You Say No To Your Boss, publicado em https://www.linkedin.com/pulse/you-must-set-boundaries-around-your-work-dr-travis-bradberry


Um comentário:

  1. Agora estou cumprindo financeiramente por causa do empréstimo que recebi do LFDS. Gostaria de levar isso ao conhecimento do público sobre como entrei em contato com o Sr. Benjamin depois de perder o emprego e de ter sido recusado por meu banco e outros bancos. instituição financeira devido à minha pontuação de crédito. Eu não poderia pagar as taxas dos meus filhos. Eu estava atrasado nas contas, prestes a ser expulso de casa devido à minha incapacidade de pagar meu aluguel. Foi durante esse período que meus filhos foram tirados de mim por um orfanato. Então, parti para procurar fundos on-line, onde perdi US $ 3.670 emprestados de amigos, que foram roubados por duas empresas de empréstimo on-line. Até eu ler sobre: ​​empréstimo on-line (lfdsloans@outlook.com) em algum lugar da internet, ainda não estava convencido por causa do que passei até que um parente meu que é clero também me falou sobre o esquema de empréstimo em andamento em um taxa de juros muito baixa de 1,9 %% e condições de pagamento encantadoras, sem penalidade por inadimplência. Não tenho escolha a não ser contatá-los, como eu fiz através do texto + 1-989-394-3740 e o Sr. Benjamin respondeu de volta para mim. Aquele dia foi o melhor e o melhor dia da minha vida que nunca pode ser esquecido quando eu receba um alerta de crédito no valor de US $ 400.000,00 em empréstimos solicitados. Utilizei o empréstimo efetivamente para pagar minhas dívidas e iniciar um negócio e hoje eu e meus filhos estamos muito felizes e satisfeitos. Você também pode contatá-los por e-mail: (lfdsloans@outlook.com) Linha de apoio ao WhatsApp: + 1-989-394-3740 Por que estou fazendo isso? Estou fazendo isso para salvar tantos que precisam de um empréstimo para não serem vítimas de golpes na internet. Obrigado e que Deus abençoe a todos. Sou Oleksander Artem, de Horizon Park BC, Ukrain.

    ResponderExcluir