30 de maio de 2014

RH e Vendas: como melhorar a relação



Tommaso Russo


Um dos objetivos do RH estratégico é o de criar parcerias com outras áreas da organização, de forma a proporcionar suporte às lideranças e às pessoas para que resultados superiores possam ser obtidos através das pessoas. Essas parcerias devem criar valor mensurável para a empresa, valor esse que é facilmente reconhecido tanto pelos Consultores de Negócio do RH quanto pela alta administração. 
Dentre as áreas da empresa que devem ser prioritárias para o RH, Vendas ocupa lugar de destaque. Em qualquer organização, Vendas é aquela que possui o maior impacto no faturamento. 
Entretanto, o que se nota é que a relação entre RH e Vendas, na grande maioria das empresas, limita-se à prestação de serviços de suporte operacional – Recrutamento e Seleção, Programas de Remuneração, Avaliação de Desempenho, por exemplo. Considerando a criticidade da área de vendas, o que impede a formação de alianças estratégicas entre esta e o RH? 
Esse fenômeno não ocorre apenas no Brasil. Os gráficos abaixo mostram resultados obtidos pela consultoria Mercer que estudou as percepções da parceria Vendas e RH em empresas (vide referência ao final do artigo).

 O gráfico à esquerda mostra que RH atua proporcionalmente menos nas tarefas mais estratégicas ligadas ao pessoal de Vendas (treinamento, análise de desempenho, melhoria de processos e práticas), o que implica que Vendas desenvolve essas atividades dentro da própria área, se é que desenvolve. Isso reforça a percepção de Vendas como uma “caixa preta”, onde os problemas relacionados às pessoas (se é que são percebidos como tal) são “resolvidos” com quase nenhuma interferência externa. 
 Ainda segundo a Mercer, quando RH foi perguntado por que não fornece o suporte estratégico adicional, o motivo mais citado é a falta de interesse por parte de Vendas, sendo que 2/3 dos profissionais responderam que esse assunto não é prioritário para RH ou que Vendas decidiu desenvolvê-las por conta própria. 
Dos executivos de RH que reconheceram a necessidade de agir mais estrategicamente em Vendas, os motivos para que isso não ocorresse dividiram-se em dois: a)  acham que RH não possui as habilidades ou conhecimento adequados e b) faltam sistemas, processos ou outros recursos necessários, provável consequência das limitações orçamentárias de RH.
E a percepção de Vendas sobre o RH?
a) predominantemente, Vendas percebe que RH não compreende suficientemente a própria função de Vendas para fornecer o suporte adicional necessário e b) RH não possui as competências para executar esse suporte adicional de maneira efetiva.

Esses pontos refletem que, para ambos, a falta de conhecimento e habilidades são as maiores barreiras para a formação de parcerias efetivas. Some-se a isso a falta crônica de recursos pela qual historicamente o RH passa e começa a ficar claro porque as áreas não conseguem caminhar juntas.
Melhorando a relação...                             
É possível que a adoção de algumas práticas conjuntas consiga romper o isolamento entre Vendas e o RH, como, por exemplo:
1. Colaboração frequente em assuntos fundamentais para o negócio. A falta de conhecimento sobre as características específicas de vendas é um dos impeditivos para o RH. Essa barreira pode ser eliminada através da comunicação constante entre as áreas. Deve haver um compartilhamento das agendas nos níveis mais altos destas, proporcionando que RH vá entendendo na prática as necessidades e dificuldades enfrentadas por Vendas.
2.  Dedicação de RH a Vendas. A troca de informações entre as áreas não deve estar limitada aos executivos. Para facilitar a comunicação, RH deve empenhar-se em alocar pessoas para acompanhar o dia a dia de vendas, a nível operacional. Isso é particularmente verdade na indicação dos Consultores de Negócio: o treinamento dos futuros ocupantes deve estender-se por pelo menos 6 meses diretamente nas atividades rotineiras da área, junto aos clientes e acompanhando os vendedores no campo, bem como no planejamento e demais processos comerciais.
3. Desenvolver competências do RH. A Mercer identificou também a extensão e a profundidade de habilidades dentro de RH como possível obstáculo à integração entre áreas. Sempre que o RH possui um caráter estratégico reconhecido pela organização, seus profissionais apresentam níveis superiores de conhecimentos relacionados à função de RH que aqueles encontrados em empresas nas quais o RH possui apenas uma função operacional. Esses conhecimentos estão ligados a aspectos analíticos, de liderança e visão de negócios. Novamente, os Consultores de Negócios devem ser indicados pelo seu nível superior de conhecimento e experiência, de forma a fornecer um suporte mais sofisticado ao seu cliente interno.

Adaptado de The Formula for Improving the HR and Sales Relationship, publicado em http://www.worldatwork.org/adimComment?id=75284

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