5 de agosto de 2015

RH como coach – um novo papel estratégico



Tommaso Russo

Para os profissionais experientes em RH, provavelmente coaching é outro nome para aquilo que já fazem há anos, apoiando os gestores e os executivos a aumentar suas competências em lidar com pessoas.
Entretanto, talvez seja bom repensar esse sentimento. A habilidade em coaching, da maneira em que é praticada e ensinada atualmente, tem o potencial de revolucionar a relação do RH com a gestão das organizações.

O que é coaching?

Coaching é prover feedback, em geral para chefias e executivos,  para que atinjam seu melhor em seu papel de liderança na organização. Em sua capacidade de atuar como coach, o profissional de RH exerce papéis desde o aconselhamento até aplicar testes que indiquem os pontos fracos e pontos fortes do líder.
Enquanto um coach profissional trabalha basicamente com líderes de alto potencial, o coach do RH pode desenvolver seu trabalho com virtualmente qualquer gerente ou supervisor, a qualquer nível da empresa. É isso que faz com que a ação do RH como coach seja tão desafiadora.
O papel tradicional do RH coach estava focado em ajudar os gestores a enfrentar problemas e aproveitar oportunidades organizacionalmente. Adicionalmente, bons profissionais de RH sempre forneceram feedback às lideranças sobre os impactos de seus estilos comportamentais e pessoais sobre os colaboradores e colegas.
De maneira mais freqüente, o coach do RH solicita aos líderes que reflitam como lidar com determinadas situações. Coloca na mesa situações complicadas e oferece aconselhamento sobre atitudes que talvez fossem mais efetivas que as escolhas feitas pelo gestor.
Pessoas têm reações distintas ao feedback e mesmo palavras usadas com o maior cuidado podem levar a reações negativas inesperadas.
Assim, o coach de RH pratica uma mescla de observações políticas e de franqueza que ajuda os gestores em suas habilidades de liderar pessoas e conseguir um ótimo desempenho profissional.

O novo papel de coaching

No novo papel do RH como coach, este se associa diretamente ao gestor e foca especificamente em seu desenvolvimento. Poucos profissionais de RH trabalham desta nova forma. As organizações têm, ao invés, contratado coachs ou consultores externos.
Entretanto, isso não seria necessário se os profissionais de RH estivessem preparados para assumir um novo papel como coach. De fato, um profissional de RH está perdendo uma oportunidade de melhoria em sua carreira se não desenvolver-se nessa área.
O aspecto fundamental nesse papel é a confiança. Um executivo pode sentir-se constrangido em admitir que precise de ajuda ou temer que o RH possa falar sobre isso para outros dentro da organização. Para poder ajudar, o profissional de RH deve ser extremamente confiável junto aos executivos. A credibilidade é conquistada pelo comportamento, pelas idéias e pela observância às políticas organizacionais por parte do profissional.
Para poder agir como coach, as credenciais, reputação e postura na organização do profissional de RH devem ser impecáveis. O líder deve sentir que o profissional de RH busca atender os interesses dele e que irá sempre manter a confidencialidade sobre o processo.
Um dos fatores mais importantes que um profissional de RH da empresa traz ao processo é seu conhecimento da organização e os impactos que o líder que está sendo orientado provoca naquele ambiente. Essa pode ser também uma das razões pelas quais o coach interno enfrenta dificuldades em atrair clientes da empresa.
Além do aspecto da completa confidencialidade, a assistência prestada pelo coach do RH deve agregar mais valor para o desenvolvimento do potencial do líder que o feedback de rotina por ocasião das avaliações de desempenho.
O coach do RH deve conhecer as ferramentas necessárias para fornecer feedbacks imparciais aos líderes. O processo de coaching muitas vezes substitui as ações de treinamento para pessoas que estão em uma posição avançada na carreira. Assim, o profissional de RH deve possuir domínio nas teorias e práticas comportamentais e de gestão. Deve também conhecer e ter acesso a uma variedade de ferramentas para o executivo. Estratégias para definição e acompanhamento de metas, organização, planejamento e habilidades avançadas em comunicação são necessárias ao coach para ter sucesso em sua atividade junto aos executivos da organização.
Em grandes empresas, o Diretor ou Gerente de RH pode ter o papel de coordenar e padronizar os processos de coaching. Nesse aspecto, pode controlar gastos, verificar as credenciais de coachs externos e contribuir no estabelecimento de indicadores para a verificação dos resultados dos processos de coach na organização.

Baseado no artigo The Strategic HR Coach - The New HR Coaching Role, publicado em http://humanresources.about.com/od/coachingmentoring/a/strategic_coach.htm

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