5 de agosto de 2015

Retendo seus melhores colaboradores (sem gastar mais dinheiro com isso)



Tommaso Russo
Como reter seus melhores talentos? Vejam abaixo três alternativas além do óbvio (aumentar sua remuneração).

Incentivar trilhas claras de carreira
As pessoas querem saber se elas têm oportunidades para crescer, aprender e desenvolverem-se. “Para onde eu vou?”é uma pergunta humana. As organizações devem garantir que a primeira opção é em oportunidades novas dentro da própria organização, é não que somente mudando de emprego será possível crescer na carreira.
Isso significa tornar claro para as pessoas qual é seu papel na empresa e para até onde esse papel pode conduzi-las. Devem sentirem-se apoiadas, porém desafiadas a assumir novas tarefas. Devem ser apresentadas oportunidades para que membros das equipes mudem de cargos, assumam novos papéis e até modem de áreas até que decidam do que gostam ou não gostam em sua posição atual.
É sem dúvida um desafio para organizações que investiram pesadamente no recrutamento e contratação para cargos críticos. Mas a movimentação interna de pessoas talentosas aumenta a capacidade de compartilhar o conhecimento e de aumentar as competências e a motivação de todos.
Incentivar a formação de relacionamentos e conexões internas
É verdade que as pessoas deixam seus chefes e não a empresa. Mas pessoas também permanecem ou se juntam a equipes pelo relacionamento que têm com aqueles que lá estão. A criação de oportunidades para que pessoas trabalhem junto a um grupo maior de colegas e aprofundem sua relação com eles formam as conexões de como o trabalho é efetivamente desenvolvido à parte da estrutura hierárquica.
Um dos melhores facilitadores para incentivar o trabalho em equipe e as conexões resultantes é o reconhecimento. O estímulo para que colaboradores expressem seu reconhecimento pela contribuição de outros cria um círculo virtuoso de gratidão. Trabalhamos melhor junto àqueles que reconhecem o que fazemos (um simples “obrigado” pode duplicar as chances de um colega colaborar com outro no futuro)
Definir e incentivar um propósito no trabalho
Tão importante quanto trabalhar com pessoas que valorizem nossa contribuição é saber que nossa própria contribuição é importante para a organização. É o propósito - qual é o sentido do meu trabalho? - que muitas pessoas buscam em suas atividades profissionais. Efetivamente, saber da importância do nosso trabalho nos ajuda a caminhar para frente.
Ou seja, cada pessoa na organização deve compreender o propósito de seu trabalho e como ele apoia a estrutura geral, as metas do negócio e os valores da empresa. Mostrar que cada função é vital para atender o cliente, que traz os resultados para o negócio.
Não há posições inúteis na organização (se fossem assim, porque pagar alguém para ocupá-la?). Às vezes, devemos auxiliar outros a ver a importância de seus esforços dentro do grande quadro. Novamente, ações específicas de reconhecimento são uma ferramenta importante para mostrar o sentido do trabalho às pessoas. Descrever em detalhes para alguém como sua dedicação em particular contribui para um resultado importante para a companhia leva à consciência do propósito de sua função.
É descobrir aquilo que inspira os colaboradores a darem o melhor de si, construindo um ambiente de lealdade e um sentido maior em fazer parte de uma equipe.
Adaptado de 3 TipstoKeepYour Best EmployeeswithoutIncreasingPay, publicado em http://www.compensationcafe.com/2015/06/3-tips-to-keep-your-best-employees-without-increasing-pay.html

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