7 de março de 2015

O que os olhos revelam: as mensagens que as pupilas enviam

Tommaso Russo

Nossas pupilas, aqueles pequenos orifícios que regulam a entrada de luz em nossos olhos não só nos possibilitam ver, mas também enviam sinais do que está passando em nosso cérebro.
Seguem alguns resultados de estudos psicológicos que mostram como a alteração no tamanho das pupilas revela aspectos do nosso pensamento.

Estou pensando muito

Olhe em meus olhos e me pergunte o nome do fumante de charutos que fundou a psicanálise e você não notará nenhuma alteração no tamanho de minhas pupilas, já que o nome de Sigmund Freud estará na ponta da língua.

Mas me peça para explicar a regra do impedimento no futebol a um leigo e minhas pupilas irão expandir.

Isso se deve ao fato de quanto mais o cérebro trabalha, mais a pupilam dilatam. Quanto mais difícil for uma tarefa que exija esforço mental, as pupilas crescem mais e mais.

Meu cérebro está sobrecarregado

Continue observando meus olhos e você notará quando tentar entender a regra do impedimento torna-se demais para minha cabeça. Quando o cérebro fica sobrecarregado, as pupilas se contraem.

Meu cérebro pifou

O motivo pelo qual paramédicos projetam uma luz forte nos olhos de uma vítima de acidente é para verificar através de um teste simples se ocorreu algum dano cerebral. No cérebro sadio, as pupilas devem ser iguais, redondas e devem reagir à luz.

Você tem minha atenção

O tamanho das pupilas revela se eu estou interessado naquilo que você está me dizendo. Em um teste, participantes ouviram trechos de três livros: um de teor erótico, outro envolvia extrema violência e o terceiro era neutro. No início, as pupilas aumentaram para todos os três. Mas só permaneceram maiores para as passagens eróticas ou violentas.

Quando sou exposto a coisas novas, minhas pupilas dilatam no início, mas só se manterão assim se mantiverem meu interesse.

Não gostei

Da mesma forma que as pupilas dilatam-se se estou interessado, elas se contraem se não gosto de algo. Por exemplo, a exposição de uma pessoa a fotos de crianças feridas causa inicialmente uma dilatação das pupilas pelo choque e logo a seguir elas se contraem como para evitar a exposição a imagens desagradáveis.

Estou chapado

Algumas drogas como o álcool e os opiácios fazem as pupilas contraírem-se. Outras, como anfetamina, cocaína, LSD e mescalina dilatam-nas. Policiais usam essa técnica para saber se alguém está sóbrio: diâmetros menores que 3 mm e maiores que 7 mm podem indicar influência de drogas.

Minha personalidade

Essa relação não está diretamente relacionada com o diâmetro das pupilas, mas é muito legal.

Se você observar atentamente minha íris (a parte colorida dos olhos), pode ter algumas dicas sobre minha personalidade.

Procure por “criptas” nos meus olhos (linhas radiais a partir da pupila, identificadas pelo número 1 na figura abaixo); isso sugere uma pessoa carinhosa e sociável. Se existirem sulcos concêntricos (identificadas pelo número 3), então cuidado, sou uma pessoa impulsiva.

Não é adivinhação. Parece que um mesmo gene que afeta a parte do cérebro responsável pelos nossos comportamentos sociais também induz esse tipo de deficiência na íris.

Pequenas demais para ver?

A mesma resposta das pupilas podem significar coisas diferentes, embora geralmente quando dilatam estão enviando mensagens positivas e quando contraem, a mensagem é negativa. Mas o que significam exatamente depende da situação.

Interessante, mas inútil, pois será possível notas essas pequenas alterações nas pupilas dos outros? O interessante é que apesar ser difícil observar essas mudanças de forma consciente, aparentemente conseguimos captar essas diferenças inconscientemente.

Assim, as mudanças no tamanho das pupilas, juntamente com outros sinais verbais e não verbais, nos fazem gostar de alguém ou fugir delas.

Os trabalhos acadêmicos que comprovaram os fatos acima são citados no artigo What the eyes reveal: 10 messages my pupils are sending to you, publicado em http://www.spring.org.uk/2011/12/what-the-eyes-reveal-10-messages-my-pupils-are-sending-you.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário