31 de dezembro de 2014

Dicas para Feedback



Tommaso Russo

Feedbacks podem instruir, desenvolver, apoiar e incentivar o desempenho, direcionando ou redirecionando esforços e comportamentos. Ao fornecer feedback a seus subordinados, as chefias ajudam-nos no autoconhecimento e na conscientização dos comportamentos que demonstram. O feedback mostra ao colaborador o que está bom e o que não está e como este pode melhorar.
Para que o feedback atinja seus objetivos, o gestor deve fazer uma reflexão antes do evento, abordando os seguintes pontos:
- Eu tenho uma relação de confiança e respeito com o colaborador?
- O objetivo do feedback é ajudar o colaborador a desenvolver-se e melhorar cada vez mais?
- Quero que esse feedback ajude efetivamente o colaborador com problemas?
-Tenho consciência de que minhas convicções, emoções, preferências pessoais e pré-julgamentos não devem influenciar o processo de feedback?
- Estou em um estado de espírito adequado para essa conversa?
- O colaborador está em um estado de espírito adequado para essa conversa?
As tabelas abaixo mostram alguns passos importantes que o gestor pode seguir para que o feedback seja eficiente, reconhecendo os bons desempenhos e ajudando a corrigir resultados insuficientes. Utilizar como lista de verificação ao planejar e conduzir o feedback.
Reconhecendo desempenhos acima do esperado                               
o
Focar no comportamento / resultado excepcional
o
Descrever detalhadamente o comportamento observado, suas consequências e impactos positivos
o
Usar um exemplo específico
o
Apontar para elementos que contribuíram para que o comportamento levasse ao resultado considerado excelente
o
Fazer com que o colaborador identifique as causas principais desse comportamento
o
Fazer um brainstorm com o colaborador sobre como esse comportamento pode ser replicado em outras situações
o
Descrever os benefícios desse comportamento para a organização e assegurar sua confiança na habilidade do colaborador em continuar apresentando esse comportamento
o
Tomar notas dessa discussão
o
Observar e reconhecer a repetição desse comportamento

Tratando colaboradores com desempenho insuficiente
o
Focar em um comportamento específico que foi considerado um como mau desempenho
o
Ao invés de descrever em detalhes o comportamento que causa o mau desempenho, descrever aquilo que o colaborador pode mudar para melhorar
o
Descrever os benefícios que esse comportamento desejável traria para a organização e reiterar a confiança na habilidade do colaborador em praticá-lo
o
Usar exemplos específicos
o
Ouvir com atenção e estar aberto à perspectiva do colaborador sem nenhum pré-julgamento
o
Envolver o colaborador na identificação de como ele pode dominar e aplicar o comportamento desejado
o
Se aplicável, definir um plano de desenvolvimento mutuamente consensado
o
Tomar notas dos pontos importantes dessa discussão
o
Agendar uma data para um follow-up
o
Observar e reconhecer a demonstração desse comportamento desejado

Acompanhando colaboradores com desempenho insuficiente pós-feedback
o
Assegurar-se que foram reunidas evidências suficientes do comportamento apresentado pelo colaborador e seus resultados: observação direta, resultados mensuráveis  do trabalho, dados e feedbacks fornecidos por outras pessoas
o
Rever a discussão inicial sobre o desempenho insuficiente e comentar algum progresso por parte do colaborador na demonstração do comportamento desejado, assim como no seu plano de desenvolvimento, se existir
o
Discutir com o colaborador por que os progressos alcançados não foram suficientes, buscando razões por que isso aconteceu
o
Descrever novamente em detalhes o comportamento desejado e como / quando deve ser apresentado
o
Discutir as consequências do baixo desempenho (estas devem ser consistentes com as práticas da organização) e combinar os próximos passos
o
Verificar junto ao colaborador se este possui o apoio e os recursos necessários para que ele mude seu comportamento e, se necessário, providenciar
o
Estabeleça prazos para resultados da mudança de comportamento
o
Comunicar continuamente a confiança no colaborador e seu apoio ao desenvolvimento dele


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