27 de outubro de 2014

Construção das estruturas salariais – Parte 2 – Graus salariais e avaliação de cargos



Tommaso Russo
 No artigo publicado no mês passado, falamos sobre critérios para a definição da quantidade e afastamento das faixas salariais em relação ao ponto médio.
Na segunda parte, discutiremos o que são graus salariais e o método de atribuição de um grau salarial a um cargo.
A cada cargo na organização é atribuído um Grau salarial. Isso significa que todos os cargos de mesmo grau são administrados dentro das mesmas faixas salariais, independente de sua natureza ou área de atuação.
O processo de atribuição de um grau para um determinado cargo depende de dois fatores:
     - seu valor de mercado, obtido em pesquisas salariais; assim cargos que são remunerados dentro de valores próximos pertencem a um mesmo grau salarial;
      - quando não há disponibilidade de dados de mercado, é executado um processo chamado Avaliação do Cargo, onde os diversos cargos da empresa são classificados pela sua complexidade, de forma comparativa (o cargo A é mais complexo que o cargo B, assim, deve receber um salário maior).
A avaliação de cargos pode ser conduzida com o uso de diversas metodologias, à escolha da empresa. Como a classificação de complexidade é um processo interno das organizações, qualquer método é possível, inclusive algum especialmente criado pela organização.
Em geral, cargos são avaliados através de elementos chamados Fatores: cada fator é avaliado separadamente através de pontos e a avaliação global é obtida pela soma de pontos das avaliações de cada fator. Esses Fatores são definidos a partir do método utilizado, mas em geral estão relacionados à Escolaridade exigida pelo cargo, Tempo de Experiência mínima, intensidade de Esforço Mental, Quantidade de Recursos ($) pelo qual o cargo é responsável, etc. Cada fator possui uma escala de pontos, crescente com a complexidade do fator exigida pelo cargo.
Ao final do processo de avaliação, a cada cargo é calculado um total de pontos. Um grau salarial engloba todos os cargos que somaram a quantidade de pontos contida em um intervalo (esse intervalo depende da quantidade de graus da estrutura, a partir do mínimo e do máximo de pontos dos cargos avaliados).
A associação entre pontos e salários é dada pela pesquisa salarial, ou seja, os cargos para os quais se tem o salário praticado no mercado. Como também esses cargos possuem uma pontuação, eles servirão como referência aos demais cargos que não foram comparados pelo mercado, através de sua pontuação. Essa associação é feita através de uma função que associa Pontos a Salários de Mercado.
 Através dessa função, é possível determinar o salário de qualquer cargo da empresa, apenas pela pontuação que recebeu na avaliação.
Entre os métodos chamados “universais” de avaliação de cargos por pontos – por serem padronizados a nível mundial – citamos o Hay e IPE da Mercer, entre outros.
Reforçamos que os valores de mercado (que indicam a competitividade salarial da empresa para atração e retenção de pessoas em relação à concorrência) sempre predominam sobre o posicionamento salarial obtido na avaliação do cargo, principalmente em função da demanda e oferta dessa posição no mercado, que são independentes de sua complexidade.
Na próxima edição do blog, continuaremos o assunto de graus salariais, abordando aspectos da definição da quantidade de graus em uma estrutura e a superposição entre graus contíguos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário