30 de maio de 2014

Como ser mais feliz no trabalho



Tommaso Russo

Tenho lido muitos “conselhos” para pessoas que se sentem infelizes no trabalho. As sugestões de melhoria na maior parte das vezes trazem dicas que sugerem implicitamente que o problema está nas pessoas (organizar melhor o tempo, sorrir sempre, priorizar o que é importante e coisas parecidas).

Ou seja, dada uma empresa e sua cultura, a solução é engolir o sapo e mudar os comportamentos: automaticamente, tudo se resolve e todos serão felizes. Bem, em primeiro lugar, nem sempre é tão simples mudar certos comportamentos pessoais – de fato, pode ser um processo bastante violento, voltado contra o indivíduo.
E depois, muitas das coisas que nos tornam infelizes no trabalho são, sim, causadas pela empresa e podem ser melhoradas. Aliás, não conheço nenhuma organização cujos valores passam por tornar o trabalho o mais penoso possível e acabar com qualquer esperança de que as pessoas tenham experiências agradáveis no trabalho.
Pesquisas no nível da psicologia social podem nos ajudar a definir o que exatamente torna as pessoas infelizes em seus empregos:
Não controlar o próprio trabalho - Pessoas que possuem pouco controle sobre o seu trabalho acham seus empregos estressantes e insatisfatórios. Quanto mais controle as pessoas possuem sobre o como elas conduzem suas tarefas, mais satisfação encontram em seu trabalho. Ou seja, buscar ter maior controle sobre o trabalho pode fazer a pessoas mais felizes.
Pequenas chateações - O papel atola toda a hora na impressora? É preciso alimentar os mesmos dados em 2 ou 3 planilhas diferentes? A satisfação das pessoas no trabalho é surpreendentemente ligada a esses pequenos aborrecimentos no dia-a-dia, que acabam se somando e tornando-as cada vez mais irritadas. As pessoas não se importam em trabalhar mais executando tarefas desafiadoras, mas quando essas tarefas não parecem fazer nenhum sentido, elas rapidamente tornam-se infelizes. Então, é possível conversar com a chefia e com os colegas para tentar livrar a equipe desses “perrengues”.
Salários injustos - Quanto maior a diferença entre aquilo que as pessoas acham que deveriam estar ganhando e o que ganham, menos felizes serão. A dúvida é: com quem as pessoas comparam o salário? Outras pessoas da empresa ou outras pessoas de mesmo cargo? Ambas as comparações podem afetar o nível de satisfação com seu trabalho. Ou seja, a percepção de injustiça interna e o desequilíbrio com o mercado são igualmente importantes. É possível conviver com diferenças pequenas, mas grandes disparidades vão consumir o trabalhador. Se for o caso, é hora de arrumar as malas.
Problemas familiares - Ter um bebê pode ser maravilhoso, mas também é estressante. Estudos mostram que trabalhadoras que têm uma criança tornam-se significativamente menos satisfeitas com o trabalho por períodos de até 5 anos após o nascimento. É um lembrete que eventos externos podem afetar o nível de satisfação com o trabalho e não somente os aspectos do próprio trabalho. Ou seja, situações particulares podem estar causando a insatisfação com o trabalho.
Falta de realização - Para sentirem-se satisfeitas com o trabalho, as pessoas precisam sentir que estão evoluindo. Em alguns tipos de trabalho, esse sentimento de realização é claro, em outros nem tanto. Como pequenas engrenagens de grandes máquinas, pode ser difícil enxergar a contribuição individual nos resultados na organização. Por isso, o próximo fator é tão importante...
Falta de feedback  - No tocante à satisfação no trabalho, o silêncio é péssima notícia. Receber um feedback negativo pode ser doloroso, mas pelo menos indica as melhorias que podem ser feitas. Por outro lado, feedback positivo pode fazer toda a diferença no quanto as pessoas sentem-se satisfeitas. Se as pessoas não recebem feedback, devem pedir. O feedback adequado pode ajudar significativamente a necessidade de realização pessoal.
Trabalhos simples e monótonos - Em geral, pessoas acham mais satisfatório o trabalho mais complexo e que oferece mais variedade. Parecem gostar de trabalhos complexos (mas não impossíveis), talvez porque os forçam a ir além e progredirem. Coisas fáceis tornam as pessoas entediadas. Isso pode não ser possível para todos os tipos de emprego, mas as pessoas devem buscar adicionar variedade e complexidade a suas atividades. Os desafios vão fazê-las sentirem-se mais felizes.
Falta de apoio da organização - Empregados muitas vezes se queixam que as chefias comunicam muito pouco sobre os objetivos, estratégias e os resultados da empresa. As pessoas desejam que a organização se importe com elas e que estejam recebendo o retorno do esforço e dedicação ao trabalho. Implicitamente, as pessoas recebem mensagens nesse sentido na forma em que são tratadas pela chefia, pelos benefícios que recebem e pelo salário pago. Se as pessoas percebem que são apoiadas pela organização, eles são mais felizes no trabalho. Se essa comunicação for falha, os colaboradores devem pedir mais informação e mais apoio à chefia.
Lua de mel e ressaca - As pessoas sentem-se em lua de mel com a empresa nos primeiros dois ou três meses após sua contratação. Mas esse pico de satisfação começa a diminuir depois de mais ou menos 6 meses. O período de lua de mel tende a ser maior entre pessoas que estavam particularmente insatisfeitas com seu trabalho anterior. Mas e quando a lua de mel já passou há tempos e as pessoas entram em um período de uma longa ressaca com a empresa? Às vezes, a única maneira de recuperar a alegria é buscar um novo emprego.
Infeliz na vida, infeliz no trabalho - Pessoas que são felizes, ou que tenham a predisposição de serem felizes na vida, em geral acham mais fácil encontrar felicidade no trabalho. Entretanto, o oposto disso é que pessoas insatisfeitas com sua vida e que buscam essa satisfação no trabalho, em geral não vão encontrar. Ou seja, existem pessoas que jamais serão felizes no trabalho, não importando o cargo que tenham ou a empresa em que trabalhem. O tipo de felicidade que estão buscando não poderá ser encontrado no trabalho.
Adaptado do artigo “10 Ways To Be Happier At Work”, publicado em http://www.spring.org.uk/2014/04/10-ways-to-be-happier-at-work.php?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PsychologyBlog+%28PsyBlog%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário