30 de abril de 2014

Motivos porque as pessoas odeiam o chefe



Tommaso Russo
Na perspectiva dos colaboradores, a diferença entre um bom chefe e um mau chefe é a maneira como ele faz as pessoas se sintam no trabalho. Eles também avaliam a chefia pelo apoio – ou falta de – que recebem para poderem desenvolver bem suas tarefas.
Pessoas são muito tolerantes com muitos comportamentos ruins do próprio chefe. Muitas chefias são mal treinadas, não ligam para seus subordinados e não se responsabilizam por suas decisões e pela sua relação com eles. Práticas inadequadas de gestão possuem um peso considerável em uma relação de ódio dos subordinados pelo chefe.
Se algumas das características abaixo são percebidas, provavelmente a chefia é odiada pelos subordinados.  Eles podem até gostar dele enquanto pessoa, mas vão odiá-lo como chefe. Se as más atitudes persistirem, o resultado é que ele também será odiado como ser humano.
O chefe não sabe o que ele está fazendo
Ele é competente em seu cargo? Essa é primeira pergunta que os subordinados fazem quando analisam o trabalho do chefe. Ele fornece a liderança que os empregados precisam? Ele dirige as pessoas de modo que estas sentem que ele sabe o que está acontecendo na organização? Ele transmite às pessoas a visão que os objetivos de sua área fazem parte de algo maior?
A pior manifestação de que o chefe não sabe o que está fazendo é dar informações erradas às pessoas e mentir quando for confrontado com a realidade. É mostrar incompetência quando apresenta dados errados ou incompletos, ou interpreta os números incorretamente quando os apresenta à equipe. Esta percebe quando o chefe está mentindo ou finge saber de coisas que não sabe ou ainda quando esconde informações que prejudicam o trabalho da área. As pessoas vão odiar o chefe por isso.
O chefe não sabe o que eles estão fazendo
Não é necessário saber os detalhes das tarefas de cada subordinado para ser um bom chefe. Mas é necessário saber o suficiente para poder liderá-los. A chefia deve conversar constantemente com a equipe para saber como cada um está progredindo e os problemas que estão enfrentando para executar suas atividades. Se o chefe deve tomar decisões a respeito do trabalho de um subordinado, ele tem que saber mais que um mínimo do trabalho. Se o chefe acha que deve dizer o que deve ser feito e como deve ser feito (o que não é recomendável), significa que ele deve saber mais que a pessoa que executa o trabalho. Se não sabe – o que é bem comum – o subordinado vai odiar o chefe.
O chefe trata mal as pessoas
Quando o chefe mostra falta de respeito pelas pessoas, ele magoa seus sentimentos, destrói a autoconfiança e a autoestima. Além disso, quem trata as pessoas sem respeito, jamais terá o respeito delas. Desrespeitar as pessoas é não ouvi-las, menosprezar suas ideias e criticá-las injustamente. É convocá-las para uma reunião de última hora, sem respeitar os compromissos já assumidos por elas, não liberar as férias previamente agendadas e não fornecer os recursos prometidos a tempo para a execução do trabalho. Os colaboradores sabem quando estão sendo desrespeitados e vão odiar o chefe por isso.
Tudo gira ao redor do chefe
O chefe é o centro do mundo dos colaboradores? Tudo começa e termina com ele? Por exemplo, o trabalho das pessoas é orientado para que o chefe sempre saia bem na foto. Ou pior, ele castiga a equipe por erros ou metas não atingidas porque isso vai prejudicar sua imagem. Quando tudo gira ao redor do chefe, as pessoas vão odiá-lo por isso.
O chefe é um idiota ou um cabeça-dura
Ou qualquer “elogio” a escolher. O chefe é uma pessoa pouco razoável, egoísta, manipuladora ou estúpido no tratamento a seus subordinados. É uma prima-dona exigindo a atenção e a aprovação das pessoas – sempre. Ele não pensa nas consequências de suas decisões nos sentimentos das pessoas. Fala mal pelas costas de um subordinado aos colegas da equipe. Joga as pessoas umas contra as outras, oferecendo recompensas pelo melhor projeto. E ainda fala de outros chefes como sendo “uns idiotas” e agindo exatamente igual a eles. E por isso que as pessoas vão odiá-lo.
O chefe microgerencia bons empregados
Até bons chefes podem avaliar incorretamente quanto de supervisão direta um empregado precisa. Quando se confia no colaborador e o deixa decidir como irá executar suas tarefas, obtêm-se suas melhores contribuições. Se o chefe microgerencia o trabalho da pessoa, dizendo em detalhes como o trabalho deve ser feito, nunca vai se conseguir a energia criativa e o potencial que o colaborador pode oferecer.
É claro que colaboradores recém-admitidos, pessoas em treinamento ou que mudaram de função há pouco tempo precisam de mais orientação. Mas se o chefe não vai ”soltando” as pessoas com o tempo, ele tem um problema. Microgerenciar bons colaboradores vai fazer com que eles odeiem o chefe – ou vai fazê-los fugir dele o mais rápido possível.
O chefe age como se as pessoas não tivessem vida fora da empresa
 As chefias não precisam saber todos os detalhes da vida de seus subordinados, mas deve agir pensando que, de fato, eles têm uma vida pessoal fora do trabalho. Pedir para que trabalhem fora do expediente normal, mandar que trabalhem mais e lhes dar mais trabalho do que eles podem dar conta vai estressá-los. Em geral, as pessoas querem trabalhar direito, mas também possuem responsabilidades em casa, com a família e com amigos, trabalhos voluntários, prática de esportes e muito mais. Ser razoavelmente flexível e compreensivo vai ter como consequência o respeito da equipe. De fato, as gerações mais novas, ao contrário de seus colegas mais velhos, gostam de certa flexibilidade e tempo livre para seus outros interesses. Se o chefe impedir isso, vai perder o colaborador: e aquele que deixa a empresa não será o medíocre ou o acomodado, já que estes não têm os contatos e o currículo bons o suficiente para conseguir uma nova colocação.  Se o chefe tenta fazer com as pessoas se sintam culpadas, ignore a vida privada delas ou se sinta “traído” quando elas têm outras prioridades, elas vão odiar o chefe – e as melhores deixarão a empresa.
O chefe não dá o crédito devido aos subordinados
Empregados gostam de serem reconhecidos por seus resultados e conquistas. Gostam que seus colegas os elogiem e os tenham em alto conceito. Quando o chefe toma para si o crédito pelas ideias e resultados dos subordinados, está cavando sua própria sepultura. Em uma reunião com as equipes, um alto executivo vai falar de uma boa ideia trazida pelo chefe e todos sabem que a ideia não é dele. O chefe vai levar o crédito por algo que foi feito pelos subordinados – mas ninguém reconhece os subordinados. A equipe perderá a confiança no chefe e, se essa situação se repete, as pessoas vão odiar o chefe por isso.
O chefe não apoia a equipe
No momento em que um subordinado percebe que, ao invés de apoiar e refletir porque determinada meta não foi atingida, o chefe simplesmente põe a culpa nele, já era. Mesmo que o chefe esteja decepcionado com o desempenho da pessoa, criticá-la publicamente só irá causar vergonha perante a equipe. Ao invés de obter a aprovação dos executivos, o chefe vai ficar conhecido como aquele que joga a equipe debaixo do trem quando as coisas não dão certo. E a equipe vai odiar o chefe por isso.
O chefe assedia as pessoas
O assédio moral é um dos comportamentos mais associados às chefias. É intimidar os subordinados com ameaças à pessoa e seu emprego. É diminuí-los, acabando com sua autoconfiança e autoestima com críticas, xingamentos e expondo-os ao ridículo. Na verdade não é fácil descrever o que é assédio, mas os empregados sabem quando estão sendo assediados e eles odiarão o chefe por isso.
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Os comportamentos descritos acima são inaceitáveis no ambiente de trabalho, mas eles acontecem diariamente, em todos os lugares. Se você, como subordinado, enfrenta algumas dessas situações, meu conselho é que procure outro chefe, preferencialmente em outra empresa – pois uma organização que tolera tais atitudes, não é melhor que isso. Você não precisa perder sua vida, sua saúde e sua carreira com gente assim.
Adaptado de “10 Reasons Your Employees Hate You” publicado em http://humanresources.about.com/od/badmanagerboss/a/10-reasons-why-your-employees-hate-you.htm?nl=1


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