30 de abril de 2014

Comunicar sobre remuneração vale a pena



Tommaso Russo
 Apesar de uma empresa de produtos médicos pagar salários competitivos para seus funcionários, uma pesquisa interna mostrou que apenas 48% das pessoas estavam satisfeitas ou muito satisfeitas com sua remuneração. Dois anos mais tarde, esse número subiu para 68%. O que aconteceu?

A política de remuneração da empresa não havia mudado, nem o posicionamento em relação ao mercado. A transformação foi resultado de uma ação de comunicação interna sobre remuneração, desenhada para que os colaboradores entendessem a política de remuneração e assim tivessem expectativas precisas sobre seus salários e incentivos.
É muito comum que os colaboradores de uma organização enxerguem sua política, planos e ações voltadas à remuneração como uma caixa preta. Não só eles desconfiam da justiça do sistema como acabam criando expectativas irreais que levam ao desapontamento e frustração quando as políticas são aplicadas. Como resultado, as estratégias de remuneração fixa e variável não cumprem seu objetivo de motivar as pessoas e melhorar o retorno do investimento naquilo que representa uma parcela considerável de seus custos. Um plano de comunicação efetivo pode fazer toda a diferença.
Um conteúdo claro
Ações efetivas de comunicação sobre a remuneração devem ser transparentes, objetivas e de fácil entendimento. Devem ser concebidas de forma a:
Estabelecer expectativas realistas. Em muitas organizações, o descompasso entre as expectativas dos funcionários e a realidade é um dos maiores aspectos que geram insatisfação. Quando as empresas mostram claramente sua filosofia de remuneração, os colaboradores começam a entender o que eles podem esperar em termos de pagamento e incentivos de uma forma realista.
Esclarecer as decisões relativas à remuneração. Para aceitar as decisões relativas à remuneração e acreditar que elas são justas, os colaboradores precisam entender como essas decisões são tomadas. Descrever de maneira aberta os critérios relacionados aos aumentos de mérito, incentivos e promoções faz com que as políticas sejam transparentes, aumentando a aceitação dos colaboradores pelas decisões tomadas.
Enfatizar a relação entre desempenho e recompensas. Mostrar não somente que a organização recompensa o bom desempenho, mas também como o processo de avaliação funciona aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores. Gestores que possuam dificuldades em discutir essa relação devem ser treinados para isso.
Destacar as oportunidades de aumento da remuneração. Algumas companhias falham em informar aos empregados sobre as possibilidades de aumento do salário no cargo atual ou em outras posições dos planos de carreira disponíveis. A comunicação deve ajudar as pessoas a enxergar essas oportunidades e como devem agir para atingi-las, o que promove o comprometimento e a retenção.
Incluir o contexto da competitividade perante o mercado. Graças à Internet, não é difícil aos colaboradores obterem dados sobre os salários praticados em outras empresas. Esse fato aumenta a responsabilidade da organização em explicar seu posicionamento estratégico em relação aos salários e à remuneração total, o que facilita às pessoas colocarem sua remuneração em uma perspectiva de mercado.
Comunicação efetiva
Como uma companhia conduz as informações críticas sobre remuneração é tão importante quanto o conteúdo da comunicação. A comunicação sobre remuneração deve considerar os seguintes aspectos:
Facilitar as conversas sobre remuneração entre os colaboradores e suas chefias: Os colaboradores querem receber informações transparentes e corretas sobre remuneração diretamente de seus chefes. Mas pelo fato que muitos gestores não ficam confortáveis em discutir tais assuntos, eles tentar evitá-lo o quanto puderem. Para estimular e apoiar os gestores, a organização deve providenciar ferramentas que sugiram o que discutir e quando e como responder honestamente a perguntas sobre dinheiro. Treinamentos ligados à competência de relacionamento interpessoal podem ajudar os gestores a dialogar com seus subordinados, saber ouvir e tratar potenciais conflitos.
Simplificar o assunto. De forma a que os colaboradores entendam os fundamentos da política salarial da empresa, as informações devem ser apresentadas de forma direta, utilizando uma linguagem que qualquer pessoa na organização possa entender. Comunicação com linguagem técnica e complicada faz com que as pessoas fiquem insatisfeitas. Por exemplo, quando a empresa informa que seu posicionamento salarial é o 75 percentil de mercado sem uma boa conceituação do que isso quer dizer, as pessoas podem interpretar que a empresa paga 75% do salário de mercado.
Personalizar a informação. Em companhias com mão de obra de diversos níveis educacionais é importante comunicar de forma customizada, ou seja, adaptada a cada tipo de público. Além disso, as mídias utilizadas na comunicação devem ser adaptadas à preferência das pessoas e à facilidade de acesso à informação institucional (por exemplo, intranet para pessoal de escritório, murais para operadores de fábrica, rádio para pessoal de campo, etc.)
Reforçar a mensagem. Apesar de ações de comunicações específicas serem importantes, as mensagens devem ser transmitidas através de meios mais genéricos. O jornal da empresa pode incluir entrevistas com executivos sobre a estratégia de remuneração e artigos explicando como as políticas salariais funcionam.
Manter a comunicação. As ações de comunicação não devem limitar-se a eventos anuais. Por exemplo, a divulgação dos resultados financeiros e operacionais deve ser acompanhada de esclarecimentos de como esses resultados podem afetar a remuneração dos colaboradores. Os executivos devem reforçar essas mensagens e modelar os comportamentos desejados pela empresa conduzindo diálogos constantes sobre a remuneração com seus subordinados. Além disso, os programas de desenvolvimento de lideranças devem incluir tópicos sobre a comunicação das políticas de remuneração e sugerir ferramentas para isso.
Conclusão
Para atingir suas estratégias de remuneração, as organizações devem implementar ações planejadas de comunicação, que valorizem a clareza e o entendimento pelos colaboradores.

Referência: http://www.worldatwork.org/adimComment?id=74688

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