29 de março de 2014

Como recompensar os talentos sem deixar os outros para trás


Tommaso Russo

“Minha empresa iniciou um programa de desenvolvimento de lideranças entre os colaboradores de alto desempenho. A ideia é implantar ações de desenvolvimento e de sucessão para sustentar o crescimento previsto da organização nos próximos anos. Esse programa não é segredo para ninguém e foi divulgado a todos os colaboradores. O desafio de RH é manter a motivação daqueles que não estão incluídos no grupo de talentos. Como eu consigo dar um tratamento diferenciado aos talentos sem deixar os outros para trás?”
Essa pergunta é pertinente a todos os gestores de talentos desde o tempo que os homens pré-históricos escolhiam seus guerreiros de alto potencial para tornarem-se os líderes da tribo. Sempre que você diferencia o tratamento dado a pessoas com base em seu desempenho (ou potencial), é inevitável que haja ressentimento por aqueles não incluídos no grupo “de elite”.

O desafio ainda fica maior quando se considera que a geração mais jovem não suporta muito bem a competição. Assim mesmo, quando se trata de ações de gestão de altos potenciais, parece que a transparência supera os possíveis problemas junto aos outros colaboradores.
De acordo com algumas pesquisas, 77% dos líderes de alto potencial informou que foi muito importante para eles serem reconhecidos formalmente como tal. Além disso, a consciência de a empresa vê o indivíduo como alto potencial possui um efeito significativo na retenção dos talentos. Dos colaboradores identificados como de alto potencial, apenas 14% estavam à busca de novas oportunidades fora da empresa, comparados com os 33% que não possuíam esse status oficialmente reconhecido pela organização.
Assim, enquanto a transparência é boa para os colaboradores de alto desempenho e alto potencial, o que fazer com o restante das pessoas? É possível estabelecer algumas ações para minimizar o efeito ou o sentimento de estar sendo deixado para trás.
Ser o mais claro e transparente possível de como os participantes são escolhidos
A divulgação ampla na empresa dos critérios de seleção dos altos potenciais ajuda a dissipar o mistério dos critérios que fazem com que alguns sejam escolhidos e outros não. A transparência colabora também para indicar caminhos para o autodesenvolvimento das pessoas não selecionadas.
Utilizar um processo amplo de seleção
Algumas organizações permitem que qualquer colaborador inscreva-se nos programas de desenvolvimento de lideranças, com pré-requisitos mínimos. As chefias podem aprovar ou não e um comitê de seleção toma as decisões. Isso fornece pelo menos a oportunidade a todos, amplia o horizonte de busca de talentos e fornece feedback àqueles não escolhidos. Outras empresas utilizam ferramentas de avaliação formais ou mecanismos de avaliação de potencial, para que o processo seja objetivo e não subjetivo.
Treinar as chefias em dar feedback
Gestores devem aprender como ter conversas abertas com seus subordinados com respeito ao desempenho e potencial. Se os líderes não forem honestos, as pessoas não entenderão porque não foram selecionados. Com a utilização de feedback honesto e frequente não deve haver surpresas e cada colaborador recebe planos de desenvolvimento que são os mais adequados para sua necessidades individuais.
Disponibilizar ações de desenvolvimento para todos os colaboradores
Um programa de gestão de talentos é apenas um dos tipos de ações de desenvolvimento possíveis. Todo indivíduo merece algum tipo de treinamento e desenvolvimento.
Aliás, mesmo entre os participantes do programa de desenvolvimento de altos potenciais, encontram-se gaps em comportamentos ou habilidades que devem ser trabalhados. Deve ficar claro para essas pessoas que o fato de que estar incluído no grupo não é nenhuma garantia de promoção. Trata-se de uma grande oportunidade de desenvolvimento e cabe a cada um aproveitar ao máximo essa chance. Não é uma garantia de tornar-se sócio perpétuo do clube dos talentos: é uma condição temporal. RH deve deixar bem claro a esse grupo de elite o que significa ser um alto potencial e o que não significa.
Adaptado de: http://smartblogs.com/leadership/2014/01/23/how-do-you-differentiate-and-develop-talent-without-leaving-others-behind/?utm_source=brief

Nenhum comentário:

Postar um comentário