Sabemos que um bom clima no ambiente de trabalho melhora o desempenho e a motivação das pessoas. Através de atitudes simples, líderes podem criar um ambiente onde a equipe possa desenvolver todo seu potencial.
Vejam alguns comportamentos que ajudam a criar esse clima.
- Cumprimente todos ao chegar
- Responda todas as perguntas sobre a empresa, explique como é o negócio, mostre como os produtos ou serviços devem ser feitos, quem são seus clientes.
- Forneça material escrito sobre a empresa, catálogo de produtos, mostre o site e deixe esse material sempre disponível para consultas ou para eles levem para casa.
- Sempre diga obrigado e até amanhã.
- Estabeleça padrões elevados de desempenho para você mesmo e aplique esses mesmos padrões para a equipe
- Você gosta de obter todas as informações necessárias para seu trabalho em um ambiente descontraído e confiável – e sua equipe também
- Você gosta de ser tratado com respeito e sensibilidade – sua equipe também
- Você quer saber se está fazendo seu trabalho de maneira certa – sua equipe também
- Você quer se sentir seguro e confortável no trabalho – sua equipe também
- Você quer respostas a suas dúvidas – sua equipe também
- Seja atencioso, comunique-se direito, articule sua fala e seus pensamentos de forma compreensível, ouça as perguntas feitas sobre aquilo que você acabou de explicar, resolva os conflitos e os mal-entendidos – ou seja, as coisas que as lideranças devem fazer e que os colaboradores valorizam.
- Se a equipe valoriza a chefia, ela irá segui-la.
- Lembre-se que as pessoas não se importam sobre o que você pede a elas se elas souberem que você se importa com elas.
- Se as pessoas superarem suas expectativas, elas devem saber disso. Quantas vezes você atendeu as expectativas de seu chefe e ele não disse nada?
- Decida o que você pode fazer para reconhecer o esforço deles (afinal, não é o que você pediu que eles fizessem?)
- Jamais ignore as atitudes que você gostaria que se repetissem – fale para as pessoas que atenderam ou superaram suas expectativas o quanto você reconhece seu empenho e dedicação.
- Nunca diga que você não confia nas pessoas de sua equipe. Você os contratou, então você deve escutá-las e utilizar a experiência e conhecimento deles para fazer com que seus produtos ou serviços sejam tão bons quanto eles precisam ser.
- Dê a eles os recursos que eles precisam para que possam fazer o que é esperado deles – a maioria entende que se deve fazer mais com menos, mas a maioria não consegue fazer o que é preciso sem nada.
- Esqueça a coerência – a menos que duas circunstâncias separadas sejam idênticas, a coerência é muito menos importante que a justiça.
- Faça o que tiver que fazer olhando as pessoas nos olhos e utilizando sua experiência, bom senso e capacidade de julgamento. No fim, é tudo aquilo que as pessoas esperam e desejam. Se bem feito, essas atitudes promovem a confiança e respeito.
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