2 de dezembro de 2013

Bons líderes constroem um bom ambiente de trabalho

Tommaso Russo

Sabemos que um bom clima no ambiente de trabalho melhora o desempenho e a motivação das pessoas. Através de atitudes simples, líderes podem criar um ambiente onde a equipe possa desenvolver todo seu potencial. 
Vejam alguns comportamentos que ajudam a criar esse clima.

Todo dia é dia de integração

Imagine como se sente um novo colaborador em seu primeiro dia de trabalho. Um novo ambiente ou um novo grupo são fontes de ansiedade. A maioria das pessoas não gosta de mudanças e um novo emprego é uma das maiores mudanças na vida. Então trate cada um de sua equipe como se fosse seu primeiro dia de trabalho:

  • Cumprimente todos ao chegar
  • Responda todas as perguntas sobre a empresa, explique como é o negócio, mostre como os produtos ou serviços devem ser feitos, quem são seus clientes.
  • Forneça material escrito sobre a empresa, catálogo de produtos, mostre o site e deixe esse material sempre disponível para consultas ou para eles levem para casa.
  • Sempre diga obrigado e até amanhã.
Trate como gostaria de ser tratado

Tratar os outros da mesma forma como você gostaria de ser tratado é apenas questão de bom senso. É assim que fomos educados e não existe motivo para aplicar essa regra no ambiente de trabalho, todos os dias, em todas as ocasiões:

  • Estabeleça padrões elevados de desempenho para você mesmo e aplique esses mesmos padrões para a equipe
  • Você gosta de obter todas as informações necessárias para seu trabalho em um ambiente descontraído e confiável – e sua equipe também
  • Você gosta de ser tratado com respeito e sensibilidade – sua equipe também
  • Você quer saber se está fazendo seu trabalho de maneira certa – sua equipe também
  • Você quer se sentir seguro e confortável no trabalho – sua equipe também
  • Você quer respostas a suas dúvidas – sua equipe também

Explique o porquê das coisas

Adultos em geral gostam de enxergar o quadro geral, de como as coisas se encaixam com as outras, de sentir que fazem a diferença, de saber que existe um planejamento e de saber o que está acontecendo. Você pode fazer isso com sua equipe se estiver preparado para explicar o porquê você está fazendo ou pedindo alguma coisa.

  • Seja atencioso, comunique-se direito, articule sua fala e seus pensamentos de forma compreensível, ouça as perguntas feitas sobre aquilo que você acabou de explicar, resolva os conflitos e os mal-entendidos – ou seja, as coisas que as lideranças devem fazer e que os colaboradores valorizam.
  • Se a equipe valoriza a chefia, ela irá segui-la.
  • Lembre-se que as pessoas não se importam sobre o que você pede a elas se elas souberem que você se importa com elas.

Destaque as pessoas que estão fazendo a coisa certa

Se você tem as pessoas certas na equipe, explique a eles de forma simples e direta o que eles têm que fazer e explique o porquê – e saia do caminho, deixando eles fazerem o que têm que fazer.

  • Se as pessoas superarem suas expectativas, elas devem saber disso. Quantas vezes você atendeu as expectativas de seu chefe e ele não disse nada?
  • Decida o que você pode fazer para reconhecer o esforço deles (afinal, não é o que você pediu que eles fizessem?)
  • Jamais ignore as atitudes que você gostaria que se repetissem – fale para as pessoas que atenderam ou superaram suas expectativas o quanto você reconhece seu empenho e dedicação.

Pergunte e escute as respostas

As melhores pessoas a perguntar pelas necessidades e preferências dos clientes de sua empresa são seus colaboradores. Eles são também são os melhores a perguntarem como você e a empresa podem melhorar. Eles estão na linha de frente, então devem ser os primeiros a saber.

  • Nunca diga que você não confia nas pessoas de sua equipe. Você os contratou, então você deve escutá-las e utilizar a experiência e conhecimento deles para fazer com que seus produtos ou serviços sejam tão bons quanto eles precisam ser.
  • Dê a eles os recursos que eles precisam para que possam fazer o que é esperado deles – a maioria entende que se deve fazer mais com menos, mas a maioria não consegue fazer o que é preciso sem nada.

Seja justo

  • Esqueça a coerência – a menos que duas circunstâncias separadas sejam idênticas, a coerência é muito menos importante que a justiça.
  • Faça o que tiver que fazer olhando as pessoas nos olhos e utilizando sua experiência, bom senso e capacidade de julgamento. No fim, é tudo aquilo que as pessoas esperam e desejam. Se bem feito, essas atitudes promovem a confiança e respeito.

Parece complicado, mas na verdade é tudo sobre considerar os outros da mesma forma que você quer ser considerado. Se sua equipe perceber isso e fizer dessa atitude uma rotina, então vocês terão construído um excelente ambiente de trabalho.


 Adaptado de How Good Managers Keep Their Workers Smiling, publicado em http://smartblogs.com/leadership/2010/10/11/how-good-managers-keep-their-workers-smiling/

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