Tommaso Russo
A entrevista de permanência é preferível a uma
entrevista de desligamento, porque naquela você pode
perguntar aos colaboradores atuais porque
eles continuam a trabalhar na
organização. Na entrevista de desligamento,
já é tarde demais para identificar
e resolver problemas ou para apoiar o colaborador no alcance de suas
expectativas, as quais ele está indo buscar fora da organização.
Os resultados de uma entrevista de permanência fornecem o conhecimento sobre melhorias necessárias na organização, evitando perdas dos
colaboradores importantes e valorizados pela empresa - agora. Você também percebe o que a sua organização ou área está fazendo bem quando os colaboradores identificam
o que eles gostam em seu trabalho
atual e na empresa. A entrevista
de permanência é uma oportunidade de construir um clima de confiança com os colaboradores
e uma oportunidade de avaliar o grau de
satisfação do funcionário e o nível de engajamento
dos colaboradores de um departamento ou da
empresa como um todo.
Entrevistas de permanência são preferíveis às pesquisas de satisfação, pois consistem em uma
conversa de mão dupla e oferecem a
oportunidade de fazer perguntas específicas e obter respostas
detalhadas. Elas também lidam com a satisfação ou as preocupações imediatas das pessoas, e não com a forma como estas estavam se sentindo
no mês ou no ano passado. É possível
pedir exemplos, fatos e dados que melhoram
a compreensão de como os colaboradores percebem a
empresa.
Se você decidir realizar entrevistas de permanência
com seus colaboradores de melhor
desempenho, é necessário conduzir o processo com cuidado. Se a organização tem uma cultura que incentiva a comunicação
aberta e envolvimento dos funcionários,
essas entrevistas são uma ferramenta eficaz para identificar os aspectos que precisam ser melhorados na organização.
Entretanto, se a empresa não possui um ambiente que possibilite a
confiança e a comunicação sincera,
as entrevistas de permanência podem ser
um desperdício de tempo, ou
pior, podem levar a conclusões erradas,
que podem conduzir a mudanças internas ineficazes.
Se essa for a situação da empresa, a ação mais eficaz é iniciar com
iniciativas de construção de equipes e de fortalecimento de um clima de
confiança interna. Na medida em que os
colaboradores sintam que a empresa busca sinceramente a melhoria do ambiente de
trabalho, estará criado um clima de confiança que viabilizará a introdução das
entrevistas de permanência.
A entrevista de permanência deve ser conduzida pela chefia responsável. Recursos Humanos
pode orientar e preparar o gestor nas situações mais delicadas,
mas a entrevista deve incentivar a
comunicação aberta entre o
colaborador e seu chefe: é o
gestor quem mais pode melhorar as condições de trabalho cotidiano
do empregado.
Para desenvolver adequadamente essas entrevistas, os gestores precisam de treinamento
específico sobre como conduzir a
entrevista, as perguntas a fazer, como construir um
clima de confiança e como ouvir o
entrevistado de maneira efetiva. O tempo das entrevistas
deve limitar-se a uma ou uma hora e meia.
Se a sua
organização decide adotar as entrevistas de permanência como ferramenta de
avaliação do clima e de levantamento de problemas pela ótica dos colaboradores,
RH deve coordenar reuniões a posteriori com os gestores para a discussão dos
resultados, compartilhamento informações, e a análise das idéias expressas
pelos colaboradores. Com isso é possível definir o que deve ser feito a nível
de determinadas áreas ou na empresa como um todo. Os gestores devem evitar dar
desculpas ou adotar posturas defensivas em relação aos problemas detetados. O
objetivo é verificar o nível de satisfação dos colaboradores e as ações para
retê-los na organização.
Eis alguns exemplos de
perguntas que podem ser utilizadas nas entrevistas de permanência:
- O que você mais gosta naquilo que você faz e o que
você aprecia em trabalhar nesta empresa?
- O que você menos gosta em seu
trabalho e o que você não gosta na empresa?
- Dê uma
nota de 0 a 10 que avalie suia satisfação em trabalhar na empresa
- O que
seria necessário mudar na empresa para que sua nota seja 10?
- Qual sua
nota de 0 a 10 para a empresa como um bom lugar para se trabalhar? O que seria
necessário para que a empresa mereça um 10?
- Você já pensou em deixar a empresa?
Por quê? O que o levou a ficar?
- Nos últimos 12 meses, vocês procurou
emprego em outro lugar? Por quê?
- Você se sente fazendo parte da visão e
da missão da empresa? Por que sim ou por que não?
- Seu trabalho é significativo para
você? Se não, o que pode ser feito para que se torne mais significativo?
- A empresa lhe proporciona
oportunidades de crescimento e desenvolvimento como pessoa e como profissional?
O que poderia ser feito para que isso acontecesse?
- Que tipo de feedback sobre seu
desempenho que você gostaria de estar recebendo e que não recebe hoje da chefia
ou de seus colegas?
- Que oportunidades na sua carreira você
gostaria de buscar na empresa? Você acha que conseguiria essas oportunidades
aqui?
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