3 de novembro de 2013

Entrevistas de Permanência




Tommaso Russo

A entrevista de permanência é preferível a uma entrevista de desligamento, porque naquela você pode perguntar aos colaboradores atuais porque eles continuam a trabalhar na organização. Na entrevista de desligamento, já é tarde demais para identificar e resolver problemas ou para apoiar o colaborador no alcance de suas expectativas, as quais ele está indo buscar fora da organização.
Os resultados de uma entrevista de permanência fornecem o conhecimento sobre melhorias necessárias na organização, evitando perdas dos colaboradores importantes e valorizados pela empresa - agora. Você também percebe o que a sua organização ou área está fazendo bem quando os colaboradores identificam o que eles gostam em seu trabalho atual e na empresa. A entrevista de permanência é uma oportunidade de construir um clima de confiança com os colaboradores e uma oportunidade de avaliar o grau de satisfação do funcionário e o nível de engajamento dos colaboradores de um departamento ou da empresa como um todo.
Entrevistas de permanência são preferíveis às pesquisas de satisfação, pois consistem em uma conversa de mão dupla e oferecem a oportunidade de fazer perguntas específicas e obter respostas detalhadas. Elas também lidam com a satisfação ou as preocupações imediatas das pessoas, e não com a forma como estas estavam se sentindo no mês ou no ano passado. É possível pedir exemplos, fatos e dados que melhoram a compreensão de como os colaboradores percebem a empresa.
Se você decidir realizar entrevistas de permanência com seus colaboradores de melhor desempenho, é necessário conduzir o processo com cuidado. Se a organização tem uma cultura que incentiva a comunicação aberta e envolvimento dos funcionários, essas entrevistas são uma ferramenta eficaz para identificar os aspectos que precisam ser melhorados na organização.
Entretanto, se a empresa não possui um ambiente que possibilite a confiança e a comunicação sincera, as entrevistas de permanência podem ser um desperdício de tempo, ou pior, podem levar a conclusões erradas, que podem conduzir a mudanças internas ineficazes.
Se essa for a situação da empresa, a ação mais eficaz é iniciar com iniciativas de construção de equipes e de fortalecimento de um clima de confiança interna.  Na medida em que os colaboradores sintam que a empresa busca sinceramente a melhoria do ambiente de trabalho, estará criado um clima de confiança que viabilizará a introdução das entrevistas de permanência.
A entrevista de permanência deve ser conduzida pela chefia responsável. Recursos Humanos pode orientar e preparar o gestor nas situações mais delicadas, mas a entrevista deve incentivar a comunicação aberta entre o colaborador e seu chefe: é o gestor quem mais pode melhorar as condições de trabalho cotidiano do empregado.
Para desenvolver adequadamente essas entrevistas, os gestores precisam de treinamento específico sobre como conduzir a entrevista, as perguntas a fazer, como construir um clima de confiança e como ouvir o entrevistado de maneira efetiva. O tempo das entrevistas deve limitar-se a uma ou uma hora e meia.
Se a sua organização decide adotar as entrevistas de permanência como ferramenta de avaliação do clima e de levantamento de problemas pela ótica dos colaboradores, RH deve coordenar reuniões a posteriori com os gestores para a discussão dos resultados, compartilhamento informações, e a análise das idéias expressas pelos colaboradores. Com isso é possível definir o que deve ser feito a nível de determinadas áreas ou na empresa como um todo. Os gestores devem evitar dar desculpas ou adotar posturas defensivas em relação aos problemas detetados. O objetivo é verificar o nível de satisfação dos colaboradores e as ações para retê-los na organização.
Eis alguns exemplos de perguntas que podem ser utilizadas nas entrevistas de permanência:

  • O que você mais gosta naquilo que você faz e o que você aprecia em trabalhar nesta empresa?
  • O que você menos gosta em seu trabalho e o que você não gosta na empresa?
  • Dê uma nota de 0 a 10 que avalie suia satisfação em trabalhar na empresa
  • O que seria necessário mudar na empresa para que sua nota seja 10?
  • Qual sua nota de 0 a 10 para a empresa como um bom lugar para se trabalhar? O que seria necessário para que a empresa mereça um 10?
  • Você já pensou em deixar a empresa? Por quê? O que o levou a ficar?
  • Nos últimos 12 meses, vocês procurou emprego em outro lugar? Por quê?
  • Você se sente fazendo parte da visão e da missão da empresa? Por que sim ou por que não?
  • Seu trabalho é significativo para você? Se não, o que pode ser feito para que se torne mais significativo?
  • A empresa lhe proporciona oportunidades de crescimento e desenvolvimento como pessoa e como profissional? O que poderia ser feito para que isso acontecesse?
  • Que tipo de feedback sobre seu desempenho que você gostaria de estar recebendo e que não recebe hoje da chefia ou de seus colegas?
  • Que oportunidades na sua carreira você gostaria de buscar na empresa? Você acha que conseguiria essas oportunidades aqui?


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