25 de setembro de 2013

Se a liderança não liga para a estratégia, você deveria ligar?

Tommaso Russo



A falta de comprometimento com a visão e a missão afeta a motivação em todos os níveis da organização, mas não retira a responsabilidade individual para o cumprimento da estratégia.




Você acredita na estratégia de sua organização? Na verdade, você sabe qual é a estratégia de sua organização que é seguida pela liderança? Mais importante: você alguma vez se importou se os executivos não tenham nenhuma?
Pesquisas publicadas revelam os seguintes dados:

  • 54% dos executivos não acreditam totalmente nas estratégias da organização à qual pertencem
  • 52% dos colaboradores não acreditam que os executivos estão comprometidos com a visão e missão de sua organização

Se os executivos não acreditam na estratégia de sua empresa, como será possível que eles motivem outros a atingirem os objetivos estratégicos? Pense nos objetivos estratégicos definidos da sua empresa. Pense agora no executivo responsável pela sua equipe. Ele possibilita o atingimento dessas estratégias através dos esforços constantes de sua equipe? Se não, é importante entender o porquê. Será que o chefe não acredita na estratégia em si ou apenas falha na comunicação dessa estratégia e em como cada colaborador pode contribuir para atingi-la?
Isso faz muita diferença. Um executivo que não acredita nas metas da organização deve ser orientado, mas isso está fora do controle daqueles que lhe são subordinados. Ao contrário, se a chefia simplesmente não consegue comunicar bem como as pessoas podem contribuir para atingir essas metas, existem maneiras de lidar com o problema – através dos membros da equipe (de todos os níveis), buscando meios de incentivar e reconhecer aqueles que efetivamente contribuem para o alcance dos objetivos estratégicos.
Os colaboradores podem ser responsabilizados para o atingimento da visão e missão da organização quando seus líderes não o fazem? Por mais injusto que pareça, a resposta é sim. Cada indivíduo é contratado com a obrigação implícita de buscar os objetivos da empresa. É verdade que motivar-se para contribuir para o sucesso da empresa fica mais difícil sem o apoio da chefia, mas é certamente possível, especialmente se os colegas e pares assumirem a tarefa de incentivar e reconhecer os esforços feitos nessa direção.
Seu chefe sabe e acredita na missão estratégica de sua organização? E você, acredita?
 
Baseado no artigo “If your CEO doesn’t care about strategy, should you?”, publicado em http://www.recognizethisblog.com/index.php/2013/08/if-your-ceo-doesnt-care-about-strategy-should-you/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+globoforce%2Frecognize-this+%28Recognize+This!++With+Derek+Irvine%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário