26 de agosto de 2013

Desenvolvendo colaboradores que não são “líderes naturais”

Tommaso Russo

Não é difícil reconhecer líderes natos quando conhecemos um, mas a maioria dos líderes é desenvolvida e treinada para isso. Se na sua organização existem colaboradores com potencial para serem futuros líderes, há uma série de ações que podem ser tomadas para ajudá-los a desenvolverem-se. 

Disponibilize oportunidades para a tomada de decisões
Bons líderes têm autoconfiança para tomar decisões de forma autônoma. Um dos melhores modos de construir essa confiança é dar-lhes a oportunidade de tomar algumas decisões importantes sozinhos. Não só o empoderamento para assumir decisões aumenta a confiança, mas também proporciona ao colaborador a possibilidade de pensar de maneira crítica, medindo as consequências de suas escolhas e considerando os interesses da organização.
Quando um colaborador é responsável por tomas uma decisão sem contar com seu chefe, ele deve pesar os interesses de todos os envolvidos e alinha-se melhor com as metas e objetivos da empresa. A responsabilidade por decisões dá ao colaborador um sentimento de “dono” e de responsabilidade sobre seu trabalho, o que aumenta seu engajamento. A próxima vez que um colaborador perguntar o que deve ser feito, em vez de simplesmente dar-lhe uma ordem, pergunte “O que você acha que devemos fazer?”.
Encoraje os colaboradores a perseguir seus sonhos
Não existe melhor maneira de conseguir coisas importantes do que gostando daquilo que se faz. Outra maneira de transformar colaboradores em líderes é saber deles suas paixões e em que posição eles gostariam de ver a si mesmos e à organização no futuro. Dando-lhes a visão de como eles podem atingir esses objetivos através do trabalho demonstra o interesse da empresa em seus anseios e como suas contribuições são valorizadas.
Descobrindo o que motiva e entusiasma seus colaboradores e dando-lhes a oportunidade de seguir esse caminho ajuda a que se sintam realizados. Mesmo quando os interesses dos colaboradores estão fora do trabalho (esportes, ações sociais), encoraje-os a organizar essas atividades e envolver colegas nelas. A satisfação com as conquistas de alguém não é algo que possa ser ensinado, mas é um sentimento que se espalha e pode motivar outros colaboradores.
Facilite o aprendizado
O conhecimento constrói a confiança e dá poder às pessoas. Bons líderes estão continuamente aprendendo e questionando de como as coisas podem ser feitas de forma melhor. Sugerir a leitura de livros, artigos e blogs pode motivar os colaboradores no estudo constante e regular. A importância de aprender sempre deve ser enfatizada, principalmente através de exemplos e iniciativas da organização. Quanto mais oportunidades de aprendizagem, mais eles podem contribuir para o próprio crescimento pessoal e profissional.
Reconheça as conquistas
O reconhecimento do bom desempenho dos colaboradores não só dá confiança, mas também alimenta um senso de orgulho daquilo que fazem. Investir tempo e recursos no bem estar das pessoas fortalece a cultura da organização e forma habilidades de liderança. Seja um elogio público em uma reunião, um presente em uma convenção ou mesmo uma mensagem de agradecimento, pequenas doses de reconhecimento demonstram que o colaborador está no caminho certo. Adicionalmente, se existe uma cultura de reconhecimento, os colaboradores estarão mais abertos a reconhecer o trabalho dos colegas, levando a um círculo virtuoso de comportamentos que são desejáveis em um líder.
Bons líderes, inatos ou criados, fazem a diferença em uma organização de sucesso; por isso é fundamental que exista um ambiente onde os líderes tenham oportunidade de florescer.

Adaptação do artigo Developing Employees Who Aren’t Born Leaders, publicado em http://smartblogs.com/leadership/2013/07/16/developing-employees-who-arent-born-leaders/


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