3 de julho de 2013

As características de um Mentor

Tommaso Russo

Coaching é um processo de aceleração de resultados, que visa o desenvolvimento de habilidades e competências emocionais, psicológicas e comportamentais, com foco no alcance de realizações no presente e futuro, e é conduzido em sessões por um profissional denominado - Coach.
No Mentoring, um profissional mais velho e mais experiente oferece seu know-how a um jovem talento, e como um orientador, o ajuda em questões ligadas a sua carreira, e comumente até em questões de cunho pessoal. O Mentoring, diferente do Coaching, não tem necessariamente um tempo determinado para acabar, e segue até o colaborador sentir-se preparado o suficiente para seguir sozinho.
O mentoring auxilia na rápida absorção pelo novo colaborador da cultura e as regras sociais da organização. Também pode ajudar um profissional que assume uma nova função ou nova área de responsabilidade a aprender o que é necessário para obter sucesso nessa nova função.
Pode envolver uma troca formal de conhecimento e informação e pode proporcionar uma avaliação da assimilação do colaborador das competências de sua nova posição na organização.
Muitas organizações indicam um mentor como parte do processo de integração formal de alguns novos colaboradores. Em outras, o mentoring se desenvolve de maneira espontânea ao longo do tempo. O mentoring deve ser incentivado pelas organizações, já que os colaboradores que passaram por esse processo apresentam maior índice de retenção, aprendem mais rapidamente e assimilam a cultura da organização de maneira mais efetiva.
Mentoring é uma habilidade e uma arte e pode ser desenvolvida com o tempo. Assim, as pessoas indicadas para conduzirem trabalhos de mentoring com novos colaboradores devem possuir características que os diferem de uma relação informal de orientação e apoio que pode desenvolver-se casualmente entre dois indivíduos.
E quais são as características de um Mentor?

  • Deseja acompanhar o colaborador a ser apoiado e está comprometido com seu crescimento, desenvolvimento e integração cultural.
  • Possui o conhecimento necessário das funções do colaborador de forma a proporcionar um aprendizado significativo em seu cargo.
  • Está familiarizado com a cultura e as normas da organização
  • Demonstra honestidade, integridade e ao mesmo tempo respeito e a responsabilidade pelo valor dessa atividade para a organização.
  • Possui habilidade na comunicação verbal e não verbal
  • Acredita no desenvolvimento do colaborador através de aconselhamento, feedback e, ocasionalmente, pela insistência para que um particular nível de desempenho esperado seja atingido.
  • Propõe ideias novas e promove a vontade e a habilidade do colaborador em realizar mudanças em seu desempenho com base nas mudanças constantes no ambiente de trabalho e na melhoria contínua de processos.
  • Possui inteligência emocional para lidar com suas próprias emoções, bem como é sensível às emoções e sentimentos do colaborador a quem aconselha.
  • É uma pessoa que seria avaliada pelos colegas e chefias como bem sucedida tanto nas suas funções profissionais quanto no trânsito através da organização.
  • Demonstra aptidão em estabelecer e manter relacionamentos profissionais na empresa ou fora dela.
  • Tem a habilidade de tratar erros como oportunidades de aprendizado.
  • É capaz de disponibilizar um volume considerável de tempo junto ao colaborador orientado.
  • Possui abertura intelectual para orientar colaboradores com os quais não possua afinidades em cultura,  valores ou objetivos pessoais.
  • É capaz de lidar com conflitos para assegurar a integração satisfatória do colaborador e, reconhecer, como mentor, a possibilidade do colaborador não dar certo naquela organização.
  • Ter a habilidade de reconhecer e manifestar-se quando a relação mentor-colaborador não estiver funcionando adequadamente, sem choques de egos ou culpar alguém pela situação.


Fontes de referência:

http://humanresources.about.com/od/glossarym/g/mentoring.htm

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