1 de maio de 2013

O retorno para as organizações dos programas de reconhecimento

Tommaso Russo


Sua empresa recompensa os colaboradores de acordo com seu desempenho?

A pesquisa publicada pela empresa de consultoria Globoforce examinou as políticas de reconhecimento e motivação da força de trabalho e sua influência nos resultados das empresas.

Por exemplo, 64% das empresas que declararam possuir um programa formal de reconhecimento dizem que seus colaboradores são recompensados de acordo com seu desempenho no trabalho contra 36% das empresas que não possuem essas práticas.

As conclusões mais importantes obtidas do trabalho foram:

1.     A motivação dos colaboradores é o maior desafio para RH – o engajamento dos colaboradores é o principal problema para as lideranças das áreas de RH, embora apenas uma minoria monitore esse aspecto. Aqueles que possuem indicadores sobre engajamento percebem maior satisfação dos colaboradores no trabalho.

2.     A avaliação de desempenho segue em ponto morto – os programas de avaliação de desempenho ainda não preenchem as necessidades do RH no tocante à gestão de talentos, abrindo espaço para metodologias que propiciem maior volume e qualidade do feedback.

3.     Programas formais de reconhecimento preenchem a lacuna de tempo entre o feedback e o reconhecimento – programas de reconhecimento oferecem aos gestores a oportunidade de uma avaliação contínua de desempenho.

4.     Programas de reconhecimento possuem um impacto positivo mensurável nos resultados do negócio e nos indicadores de produtividade

5.     Reconhecimento alinhado aos valores da empresa produz líderes mais efetivos – programas de reconhecimento baseados no reforço de comportamentos desejáveis resultam em lideranças mais bem efetivas e maior satisfação dos colaboradores.

Entre as organizações que medem o retorno financeiro de seus programas de reconhecimento, mais da metade registraram aumentam na produtividade, retenção de clientes e de colaboradores, engajamento de funcionários e aumento das margens de lucro.

Por exemplo, o aumento desses indicadores como resultado dos programas de reconhecimento foi observado nos seguintes porcentuais das empresas:

·         Produtividade da mão de obra – 63%

·         Motivação e engajamento dos colaboradores – 61%

·         Margem de lucro – 58%

·         Retenção de clientes – 52%

·         Diminuição do turnover – 51%

                              


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