1 de maio de 2013

Reavaliando os conceitos sobre o estresse: existe lado positivo sobre a pressão no trabalho?

Tommaso Russo
É verdade que aquilo que não te mata te fortalece, ou o estresse é sempre prejudicial?



É impressionante o quanto da nossa experiência emocional tem espaço para interpretação.

Tome por exemplo as sensações físicas que você sente quando está prestes a falar em público: as mãos suadas, o estômago revirado e a sala girando. Não é a mesma experiência física que você vivencia quando você se apaixona?

Assim, existem experiências que fazem com que você deseje estar longe dali e outras que curtimos e gostamos. A diferença é, em parte, o significado que damos esses eventos.

Mas até onde isso vai? E sobre as dificuldades da vida cotidiana e o estresse em geral? O stress é realmente um assassino ou pode ser objeto de uma nova interpretação?

Bem, certamente existe algo ligado a como pensamos sobre o estresse. Uma das maneiras mais comuns, frequentemente reforçada pela mídia, é que o estresse é prejudicial para seu desempenho profissional.

Em um novo artigo publicado é levantada a questão se é possível mudar essa mentalidade e, se encaramos o estresse de forma positiva, isso tem algum efeito sobre a forma como afeta as pessoas?

Para realizar alguns testes preliminares, os autores recrutaram um grupo de funcionários que operam com investimentos em bancos, que foram divididos em três grupos; para cada um dos quais foi mostrado um vídeo de 10 minutos diferente. Alguns deles assistiram a um vídeo que sugeria que o estresse pode ser bom para você.

O vídeo ‘estresse é positivo’ sugeria que algumas pessoas fizeram o seu melhor quando sob pressão: por exemplo, como Winston Churchill conduziu com sucesso a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Um segundo grupo assistiu a um vídeo reforçando a ideia de que o estresse é debilitante e prejudicial, enquanto um terceiro atuou como grupo de controle.

Os sujeitos do experimento descreveram algumas semanas depois como avaliaram seu desempenho no trabalho e os seus níveis de estresse. Os resultados mostraram que aqueles que tinham assistido ao vídeo ‘estresse é positivo’ desenvolveram uma mentalidade mais positiva com relação ao estresse. Relataram um melhor desempenho no trabalho e menos problemas psicológicos durante um período de mais de duas semanas.

Isto sugere algo tão simples que como um pequeno vídeo pode começar a mudar a forma como você encara o stress, pelo menos no curto prazo.

Outro trabalho realizado pelos mesmos autores estudou um possível mecanismo de como a mentalidade alterada pode ser benéfica. Este descobriu que as pessoas que tendem a pensar o estresse como favorável eram mais propensos a solicitar feedback sobre seu trabalho. Assim, as pessoas que pensam positivamente sobre estresse tendem a usar isso para ajudá-los a resolver seus problemas.

Além disso, o processo de pensamento de como o estresse é positivo estava associado com níveis mais baixos de cortisol, um hormônio intimamente associado com a resposta ao estresse. Em outras palavras, a reação fisiológica ao estresse foi melhor quando eles endossaram a ideia de que o estresse é bom.

Então, é o estresse bom ou ruim para você? Esta evidência sublinha o fato de que, como tantas vezes, aquilo em que você acredita influencia o modo como a mente e o corpo reagem.

Adaptado de Rethinking The Stress Mindset: Can You Find The Upside of Pressure?
http://www.spring.org.uk/2013/04/rethinking-the-stress-mindset-can-you-find-the-upside-of-pressure.php?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PsychologyBlog+%28PsyBlog%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário