1 de abril de 2013

Pesquisas de clima – o que fazer com os resultados?



Tommaso Russo
As pesquisas de clima ou de satisfação conduzidas pelas organizações tem uma séria consequência: as empresas devem ouvir o que os colaboradores falam.  Se estes perceberem que o objetivo da consulta é apenas parecer que a empresa dá importância aos colaboradores sem que haja nenhuma intenção de colocar em prática as sugestões – os colaboradores não só não vão levar a sério quaisquer outras pesquisas, mas podem adotar atitudes cínicas quanto à contribuição que poderiam dar à melhoria de clima e motivação das pessoas.
De modo oposto, quando os colaboradores sentem que as próprias chefias estão considerando as opiniões dos colaboradores e tentando promover melhorias a partir da análise dos pontos indicados, a quantidade de boas sugestões aumenta, bem como o esforço das equipes em melhorar o funcionamento da empresa como um todo.
Assim, o objetivo de uma pesquisa de opinião ou de clima é melhorar a motivação das pessoas, não simplesmente medir. O resultado das pesquisas é apenas um ponto de partida para a criação de uma força de trabalho mais engajada e a criação de uma cultura de engajamento na empresa.
A implantação de programas de motivação e engajamento, para ter boas chances de sucesso, deve possuir as seguintes características:
  • Saber exatamente o que se deseja alcançar, sob a forma de objetivos bem definidos e mensuráveis – a objetividade facilita o apoio por parte da alta administração;
  • Dedicar mais esforço na ação do que na medida, evitando a paralisia por excesso de análise;
  • Fornecer ferramentas para que as próprias pessoas, chefias e os executivos conduzam ações e criem uma cultura de engajamento na empresa;
  • Alinhar todas as práticas relacionadas às pessoas na organização, viabilizando a cultura do engajamento.
Um último ponto a considerar: o engajamento é mais do que simplesmente satisfação dos colaboradores – o verdadeiro engajamento é direcionar os esforços e atenção dos colaboradores às prioridades da organização; para isso, políticas sólidas de análise de clima, ações efetivas de melhoria e reconhecimento mantém os colaboradores alinhados com o que é realmente importante para o futuro da empresa.
Leituras complementares:

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