1 de abril de 2013

O Quociente do Significado do Trabalho




Além dos já conhecidos Quocientes de Inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE), pesquisadores sugerem que existe um terceiro fator mensurável que pode influenciar a efetividade e o impacto das pessoas no trabalho: o Quociente de Significado (QS).

Como definir esse indicador?
A partir de pesquisas com chefias, quando perguntados qual o aspecto que eles julgam estar quase sempre ausente – e, por isso, aquele que é o mais difícil de obter – para eles e seus pares, as respostas apontam invariavelmente para o mesmo ponto: um sentido de significado do trabalho. Por “significado” entende-se um sentimento de que o que está sendo feito realmente faz diferença, que é alguma coisa original ou que é importante para as demais pessoas e para a empresa.
A pesquisa conclui que, quando o Quociente de Significado é baixo em uma organização, os colaboradores aplicam menor energia no trabalho, encarando-o simplesmente como “um emprego”, que lhes fornece pouca motivação além do pagamento ao final do mês.
Sabe-se que a diferença de produtividade entre uma pessoa em ocasiões em que se sente “à toda” e outras fases quando trabalha em um ritmo considerado “normal” é de aproximadamente 5 vezes.
Ou seja, é possível obtermos um aumento de 5 vezes na produtividade se vislumbrarmos o significado do nosso trabalho. Podemos inferir daí que a contribuição de um bônus ou de um PLR no final do ano é insuficiente para o reconhecimento, elogio e reconhecimento necessários para percebermos de imediato o significado de um trabalho bem feito.
As empresas precisam ser mais efetivas, então, em identificar e reconhecer alguém que está fazendo um bom trabalho. Uma estratégia para despertar o QS é utilizar pequenas e inesperadas recompensas para que as pessoas captem a importância de suas atividades para a organização.
A essência dessas atitudes é que quando alguém não está esperando por uma recompensa, até um pequeno “agrado” pode provocar um efeito desproporcional em seu estado de espírito. É a diferença entre Incentivos (se você fizer A, você vai ganhar B) e Reconhecimento (agora que você fez A, eis um reconhecimento e a recompensa B).
Comprova-se que o efeito motivacional e a ligação com a empresa dessas iniciativas é muito alto e, principalmente, duram por muitos meses e até por anos, bem maior do que o observado como resultado do recebimento de incentivos, que motivam por uns poucos meses.
Sam Walton, fundador do Wal-Mart observa que “nada substitui palavras sinceras e bem escolhidas de reconhecimento, colocadas na ocasião certa; não custam absolutamente nada – e valem uma fortuna”.

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