25 de fevereiro de 2013

O que significam as faixas salariais?



Tommaso Russo 

O modelo mais comum de estruturas salariais é uma matriz, na qual os graus (que representam os cargos com complexidade crescente) são mostrados nas linhas e as faixas são os valores mostrados nas colunas.

O desenho da estrutura salarial é o último passo na elaboração de um plano de cargos e salários. Mas será que fica claro o que significam as faixas?

De forma simples, o posicionamento salarial de um profissional na faixa deve refletir o grau de competência e desempenho do ocupante no desenvolvimento das atribuições e responsabilidades referentes ao seu cargo.
Conforme a figura abaixo, na chamada Zona de Competência, onde os valores salariais são próximos ao valor médio de mercado para o cargo, o ocupante deve desenvolver as atividades listadas na descrição do cargo correspondente de forma plena, ou seja, dominar as habilidades e conhecimentos requeridos, atingir os objetivos esperados e trabalhar de forma autônoma.

A Zona de Aprendizagem, cujos salários apresentam valores abaixo aos do mercado, está reservada para os profissionais que, pelo tempo no qual ocupam o cargo, não adquiriram ainda a proficiência necessária para desenvolver plenamente as responsabilidades do cargo, dependendo ainda de orientação ou supervisão mais ou menos frequente.

O tempo durante o qual o profissional permanece nessa região depende da complexidade do trabalho, sendo que o período é maior quanto mais alto o grau do cargo; esse tempo pode variar de alguns meses, até um período de 3 a 5 anos, dependendo do desempenho e evolução do ocupante.


Por fim, os profissionais que ocupam a Zona de Premiação são aqueles que, além de estarem plenamente capacitados para desenvolver as atividades do cargo, possuem vasto conhecimento do negócio da empresa, superam os objetivos e indicadores previstos para a posição e possam ser considerados para uma promoção em curto prazo.

Na Zona de Premiação deve estar posicionada apenas uma minoria dos profissionais da empresa. O retorno financeiro à organização propiciado por esses profissionais deve ser superior ao esperado, de forma a compensar seu maior custo, já que seus salários são superiores aos praticados no mercado. A permanência nessa região deve ser apenas a necessária para viabilizar sua promoção (ou seja, cargos com grau salarial superior).

Em todos os casos, a progressão salarial horizontal deve necessariamente estar condicionada ao desempenho apresentado pelo profissional, aferido de forma objetiva pela chefia, ou seja, no alcance ou superação dos objetivos (produtos) esperados para o cargo e que devem estar explícitos na respectiva descrição.

Essa deveria ser a filosofia na qual se baseia as estruturas salariais. Na sua empresa, essa ferramenta é utilizada como meio efetivo de reconhecimento pelo aprendizado e pelo desempenho das pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário