• LinkedIn como a principal mídia social para recrutamento, superando o Twitter e o Facebook
• Avaliação on-line de candidatos a cargos de natureza técnica, através de aplicação de testes de conhecimentos e habilidades para vagas de alto volume, selecionando para entrevistas apenas pessoas realmente aptas para o cargo
• Entrevistas com candidatos via internet, pelo menos para as etapas iniciais de seleção, como procedimento padrão
• Definição de indicadores de qualidade, tais como desempenho dos candidatos selecionados, velocidade do processo de R/S, uso de fontes eficientes de recrutamento, índice de rotatividade dos candidatos aprovados – ou seja, explicitar os impactos positivos da área de Recrutamento e Seleção para o negócio
• Mapeamento dos talentos de mercado, para futuro recrutamento, através de recomendações, referências, comunidades de profissionais – exercer uma postura proativa e com foco nas necessidades futuras da empresa
• Aumento da utilização de recomendações ou indicações de potenciais candidatos através de funcionários, ex-funcionários, fornecedores, clientes
• Recontratação de colaboradores com comprovado desempenho que deixaram a empresa, através do acompanhamento de sua trajetória e manutenção de contatos periódicos
• Integração intensa com outros subsistemas de RH – remuneração, desenvolvimento, gestão de desempenho, planejamento de carreira e sucessão – com o foco na gestão de talentos desde o processo de seleção
• Seleção de colaboradores para a execução de trabalhos exclusivamente à distância – em qualquer parte do mundo
• Estruturação de atividades de recrutamento em feiras, exposições e outros eventos públicos nas quais haja participação ou patrocínio da empresa.
Adaptado de Next Year’s Recruiting Headlines, Trends and Next Practices, em http://www.ere.net/2012/11/05/next-year%E2%80%99s-recruiting-headlines-trends-and-next-practices/
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