29 de janeiro de 2013

Novas práticas em recrutamento



Tommaso Russo
As limitações de profissionais preparados, os altos índices de rotatividade entre os colaboradores mais jovens e a competição por talentos vem pressionando fortemente os profissionais de Recrutamento e Seleção por resultados.
Empresas líderes têm introduzido algumas inovações nesse processo, que, lentamente vêm sido adotadas de maneira mais extensiva no mercado. Algumas dessas práticas são conhecidas por aqui, outras ainda não.
A lista abaixo reproduz algumas dessas práticas que podem ser perfeitamente utilizadas em empresas de grande e médio porte no Brasil:

 • LinkedIn como a principal mídia social para recrutamento, superando o Twitter e o Facebook

• Avaliação on-line de candidatos a cargos de natureza técnica, através de aplicação de testes de conhecimentos e habilidades para vagas de alto volume, selecionando para entrevistas apenas pessoas realmente aptas para o cargo

• Entrevistas com candidatos via internet, pelo menos para as etapas iniciais de seleção, como procedimento padrão

• Definição de indicadores de qualidade, tais como desempenho dos candidatos selecionados, velocidade do processo de R/S, uso de fontes eficientes de recrutamento, índice de rotatividade dos candidatos aprovados – ou seja, explicitar os impactos positivos da área de Recrutamento e Seleção para o negócio

• Mapeamento dos talentos de mercado, para futuro recrutamento, através de recomendações, referências, comunidades de profissionais – exercer uma postura proativa e com foco nas necessidades futuras da empresa

• Aumento da utilização de recomendações ou indicações de potenciais candidatos através de funcionários, ex-funcionários, fornecedores, clientes

• Recontratação de colaboradores com comprovado desempenho que deixaram a empresa, através do acompanhamento de sua trajetória e manutenção de contatos periódicos

• Integração intensa com outros subsistemas de RH – remuneração, desenvolvimento, gestão de desempenho, planejamento de carreira e sucessão – com o foco na gestão de talentos desde o processo de seleção

• Seleção de colaboradores para a execução de trabalhos exclusivamente à distância – em qualquer parte do mundo

• Estruturação de atividades de recrutamento em feiras, exposições e outros eventos públicos nas quais haja participação ou patrocínio da empresa.


Adaptado de Next Year’s Recruiting Headlines, Trends and Next Practices, em http://www.ere.net/2012/11/05/next-year%E2%80%99s-recruiting-headlines-trends-and-next-practices/
 

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