30 de agosto de 2012

Como utilizar os dados de RH para criar valor para as empresas?


Tommaso Russo
Recursos Humanos querem  tornar-se conselheiros estratégicos para as lideranças das empresas há pelo menos dez anos. Mas, para a maioria dos executivos de RH essa tem sido uma tarefa difícil, pela dificuldade em medir o valor agregado das políticas de iniciativas ao negócio.
Porém, a utilização e análise de dados sobre os colaboradores pode possibilitar a ligação entre as práticas de RH e o desempenho da organização. Uma das principais oportunidades é a de definir uma estratégia de identificação dos talentos da organização com base nos resultados que estes trazem.
Um exemplo: uma rede de 280 lojas de departamentos está utilizando esses dados para identificar atributos que fazem com que alguns vendedores de cosméticos vendam mais que outros. A empresa aplica para candidatos testes de habilidade cognitiva, julgamento situacional, iniciativa e outras características relevantes para o cargo. Aqueles que apresentaram resultados acima da mediana nesses testes vendem 10% mais produtos e estão mais satisfeitos no trabalho. O turnover dos vendedores selecionados por esses critérios caiu em 25% e as vendas médias aumentaram US$ 1.400 por vendedor.
Essa abordagem é especialmente interessante em atividades nas quais as pessoas são responsáveis pelo desempenho do negócio. Entre outros, estão os bancos, serviços de saúde e comércio varejista e ainda onde a expertise técnica, pouco disponível no mercado, como empresas de alta tecnologia e exploração de petróleo.
Assim, os analistas de RH devem adquirir o hábito de gerar os indicadores relevantes e fornecer essas informações para a tomada de decisões pela empresa. Uma vez que essa prática comece a apresentar alguns resultados, é provável que o RH firme-se como fonte de criação de valor e possa participar das decisões estratégicas do negócio.
                                                                                                                    
Mais informações podem ser obtidas no artigo Question for your HR chief: Are we using our “people data” to create value?,  publicado pela consultoria McKinsey, em http://www.mckinseyquarterly.com/Question_for_your_HR_chief_Are_we_using_our_people_data_to_create_value_2772  (registro necessário para acessar o artigo completo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário