27 de julho de 2012

O Xerife da remuneração


 Tommaso Russo
 Muitos motivos podem justificar a decisão para a adoção de um plano de cargos e salários por uma empresa. Todos eles, entretanto, acabam convergindo para a dialética: o custo das pessoas está cada vez mais alto e as pessoas não estão satisfeitas com o que recebem. Afinal, quem tem razão?
O analista de cargos e salários ou o consultor externo, ao começar a por a mão na massa, na maior parte das vezes encontra um cenário de non-sense total. Após descobrir quem faz o que e quanto os quens recebem para fazer os ques, chegam à primeira grande conclusão: independente da situação dos salários perante o mercado, os desequilíbrios internos são gritantes, frutos de anos e anos de falta de critérios de atribuição de cargos, de promoções e méritos. Inevitavelmente, a empresa está gastando mais que deveria com pessoas que não retribuem seus salários com um desempenho mínimo esperado.
Os cargos são redescritos, a tabela salarial ajustada e uma nova política salarial, com critérios claros para a movimentação, é emitida, com o orgulhoso imprimatur do Presidente. Missão cumprida.
A ordem agora é não deixar os cargos e salários descambarem para o caos novamente. Para isso, alguém da área de remuneração é nomeado O Xerife, cuja principal objetivo de sua existência é centralizar todas as solicitações de admissão, promoções, aumentos por mérito e decidir: polegar para cima (obedece à política) - liberado, polegar para baixo (não obedece à política) – convença o presidente....
Isso quer dizer que:

  • Os gestores não são capazes de gastar o dinheiro da empresa de uma maneira responsável;
  • As decisões dos gestores com relação às pessoas são fundamentalmente emocionais, em detrimento do negócio;
  • Os orçamentos com pessoal devem ser cada vez mais apertados, evitando que decisões desastradas dos gestores desperdicem recursos.
Talvez, no início da adoção da disciplina salarial, essa linha-dura seja justificada, principalmente porque a maioria das chefias nunca tenha sido treinada para efetivamente entender os fundamentos da gestão de pessoas por cargos, em dispor de recursos para avaliar o desempenho e potencial dos subordinados e muito menos em técnicas de comunicação e motivação para lidar com os colaboradores que formam o buraco negro por onde escoam os lucros da empresa.
Rapidamente, porém, o RH deve promover a disseminação desse conhecimento (melhor seria ANTES da implantação das políticas), de forma a possibilitar que os gestores possuam elementos para negociar salários com potenciais candidatos, resolver problemas de desequilíbrios salariais em sua equipe que tornam seus subordinados vulneráveis à primeira oferta de mercado e prover o estímulo e as recompensas para seus melhores profissionais. Em suma, deixar os gestores gerenciar como um todo seu time, dando-lhes uma flexibilidade responsável para conseguirem o melhor das pessoas.
Nesse estado, as políticas salariais saem da condição de mandamentos para o de um guia de boas práticas – que é o que devem ser.
Ao não privilegiar o treinamento dos gestores nas práticas do plano de cargos e salários, a empresa enfrenta outros riscos (talvez piores que a situação pré-plano):

  • Com relação aos salários, os gestores fazem o que lhes é ordenado, sem discussão – ou seja, esse assunto não é da conta deles. Consequência: esses gestores dificilmente se tornarão líderes;
  • O plano de cargos e salários é considerado apenas uma burocracia infernal inventada pelo RH, que atrapalha o trabalho. Consequência: as chefias ficam inventando modos “criativos” de enganar o “sistema”, reintroduzindo a desorganização;
  • O gosto do poder pode transformar o Xerife em um Ditador. Consequência: RH torna-se um adversário a ser derrubado.
Assim, o treinamento dos gestores é primordial e deve obrigatoriamente constar de qualquer programa de implantação ou revisão de um plano de cargos e salários. 

Dedicado ao André Garcia, Xerife

Nenhum comentário:

Postar um comentário