27 de julho de 2012

O erro pode ensinar


O sucesso não é automático e errar não é nenhuma desgraça. De fato, errar é uma das melhores experiências para o aprendizado que existe. O que é uma desgraça no erro é fazer com que se pare de tentar, desistir, mergulhar em um estado de autopiedade ou agir como mártir.
E quais são as razões pelas quais as pessoas erram?
Propósito – a primeira coisa que vem à mente quando analisamos porque as pessoas erram é bastante básico e simples. Falta a elas um objetivo claro daquilo que querem alcançar. Some-se a isso o fato que muitas não formalizam e documentam suas metas e só medem o que foi realizado em comparação ao que estava planejado quando o fracasso é iminente.
Procrastinação – outros fator simples de entender, a procrastinação (ou seja, deixar para amanhã o que deve ser feito hoje). Procrastinação é como uma doença crônica, que vai se desenvolvendo lentamente, durante muito tempo. É como ter uma âncora amarrada no pescoço. Temos que aprender a lidar com isso, se quisermos ser eficientes naquilo que fazemos. A procrastinação é  campo fértil para a incompetência.
Pesquisadores dizem que apenas vinte por cento dos empregados atingem o nível o nível de desempenho de acordo com seu potencial. È possível que a procrastinação contribua para esse número. Procrastinação pode sugar sua energia, afetar seus comportamentos e suprimir a criatividade. Pode acelerar o fracasso.
Persistência – A maioria de nós inicia sua carreira com alta dose de ambição; entretanto muitos acabam ficando no caminho, antes de realmente chegar a algum lugar. O sucesso exige muita persistência para atingir nossos objetivos, sem que nos tornemos antipáticos. Isso significa que devemos focar em nossos objetivos, enquanto utilizamos o modelo de líder servidor para conseguir o apoio dos que estão ao nosso redor para nos ajudar a vencer.
Planejamento e Paciência – Os lobos sabem que a sobrevivência depende da caça bem sucedida. Assim, os lobos não praticam um “gerenciamento de crises”, ao contrário do que ocorre em muitos dos nossos líderes. Os lobos desenvolvem na verdade um plano de trabalho em equipe que garante que eles capturem e matem sua presa. Eles são extremamente pacientes e sabem que o sucesso não está garantido e que uma eficiência de 100% na caça não é realista.
Cada lobo da alcateia tem uma função específica e é esperado que todos assumam sua responsabilidade. Paciência. Esse comportamento raramente é incluído na lista dos atributos dos líderes e, entretanto, é fator importante para a liderança. A paciência possibilita que julgamentos sejam adiados o tempo suficiente para que tomemos decisões mais fundamentadas. É comum que, quando a pressão é grande, decisões tomadas muito rapidamente sejam depois lamentadas. Com um pouco de paciência, damo-nos o benefício de parar para considerar o impacto de nossas decisões e a quem essas decisões irão afetar.
Além disso, decisões apressadas normalmente exigem ações corretivas posteriormente, com perda de tempo e de dinheiro. Não nos enganemos: há diferenças marcantes entre Paciência e Procrastinação.
Autoconhecimento – o sucesso começa com o autoconhecimento. Isso significa saber nossos pontos fortes e nossas fraquezas. Quer dizer também, possuir humildade suficiente para superar essas fraquezas.

Desisitir jamais – devemos assumir a responsabilidade por quem somos, mas mais importante – quem queremos ser. Não importa como ou porque estamos na situação atual – devemos assumir total responsabilidade por essa situação. Afaste seus temores. A menos que comecemos a fazer as coisas acontecerem, não será possível perceber as correções e ajustes necessários para atingir o sucesso.
Lembre-se: o sucesso não alguma coisa que cai do céu. Não acontece simplesmente e tem seu preço. Como os lobos, devemos aprender a lamber nossas feridas. Elas vão sarar. Mas se quisermos criar um caminho para o sucesso, temos que planejá-lo com cuidado.
Todos nós vivemos 24 horas por dia. O que fazemos com nosso tempo irá determinar aonde chegaremos. Sabemos onde queremos chegar? O mapa para essa viagem já está desenhado? Não tenha medo de errar.

Tradução do artigo  Failure can be a Learning Experience de Rick Johnson em http://www.4hoteliers.com/4hots_fshw.php?mwi=6949

Nenhum comentário:

Postar um comentário