30 de junho de 2012

O que as empresas esperam de seus colaboradores


Tommaso Russo

Quando se fala da geração Y, muita ênfase é dada nos aspectos que as empresas devem se adaptar para atrair, reter e motivar os jovens colaboradores, os altos potenciais e que ocuparão os cargos de comando daqui a uma dezena de anos.
Na verdade, quando entram no mercado de trabalho, esse pessoal possui praticamente nenhuma informação ou orientação sobre o ambiente empresarial e, mesmo com as concessões que as organizações estão dispostas a fazer, os comportamentos minimamente aceitáveis que devem ter para possibilitar uma convivência tolerável com as gerações mais antigas.
Dentre as dezenas de pesquisas sobre pessoas que recebo mensalmente, uma promovida por uma consultoria de “gestão” de talentos me chamou a atenção, pelo seu ineditismo: quais são as qualidades que as empresas mais apreciam em seus colaboradores. Foram tabulados dados de 174 empregadores (nos Estados Unidos), e os resultados apontaram as seguintes competências como as preferidas:
  1. Saber trabalhar em equipe (apontada por 71% das empresas) – essa habilidade é importante, pois grande parte das companhias possui equipes enxutas e é fundamental que os resultados sejam atingidos através de outras pessoas. A ideia é de saber dar passes precisos para que colegas mais bem colocados em campo façam os gols.
  2. Focar totalmente na satisfação dos clientes (escolhida por 68% dos empregadores) – visão que deve ser compartilhada entre os colaboradores que tenham contato direto com o cliente e toda a organização. Todos devem conhecer os pontos fortes e fracos da empresa no atendimento aos clientes e perseguir a excelência.
  3. Motivar e engajar os colegas (65% de preferência) – colaboradores que se relacionam bem e procuram motivar seus colegas em suas atividades profissionais são muito considerados pelos empregadores.
  4. Sucesso em atingir poucas e críticas metas (62%) – priorizar o foco naquilo que efetivamente traz resultados para a empresa faz com que essa competência seja uma das consideradas essenciais para o crescimento da carreira na organização.
  5. Trabalhar de maneira inteligente (60%) – inclui estar por dentro das últimas tecnologias, manter seus conhecimentos e habilidades atualizados e buscar constantemente melhorias na produtividade, eficiência e lucratividade.
  6. Trabalhar duro (57%) – embora as organizações tenham preferido por anos os colaboradores que sabem trabalhar com inteligência, elas ainda gostam de perceber a dedicação, o esforço extra e a iniciativa de cobrir “buracos” de colegas, sempre que for preciso.
  7. Adicionar valor ao negócio (52%) – dinheiro e recompensas são um reconhecimento da empresa do valor das pessoas para a empresa; iniciativas dos colaboradores que efetivamente agreguem valor ao negócio devem ser registradas e divulgadas a todos os colaboradores.
  8. Contribuir para aumentar o lucro (48%) – existem várias maneiras de fazer isso: colaborar para o aumento das vendas, cortar custos e desperdícios, diminuir a rotatividade do pessoal e fazer sugestões e recomendações úteis para a melhoria dos resultados.

Essas dicas podem não ser efetivamente as melhores para todas as organizações e todas as culturas empresariais, mas podem ajudar os jovens profissionais a adaptarem-se mais facilmente ao ambiente no qual estarão imersos por grande parte do resto de suas vidas.

Para maiores detalhes, veja os links no artigo Survey: The 8 Qualities Employers Most Want in Their Employees em http://tlnt.us1.list-manage.com/track/click?u=85f2981883cd879c955d5072f&id=0bd63ae554&e=908fa015c5

Nenhum comentário:

Postar um comentário