29 de abril de 2012

Bem-vindo a bordo! A importância do processo de integração dos novos colaboradores

Tommaso Russo

A primeira impressão que a empresa mostra aos novos colaboradores passa pelo processo de Recrutamento e Seleção. Clareza nas informações, rapidez nos processos de entrevistas e retorno constante aos candidatos durante as etapas da seleção passam ao potencial colaborador que a empresa realmente preocupa-se com as pessoas.
O processo de integração dos novos colaboradores é a segunda e definitiva impressão. A integração não deve ser apenas um mero passeio pelas instalações e um rápido resumo do que é proibido da companhia. A orientação inicial é provavelmente o passo mais importante na retenção do colaborador admitido.
Inicie com o maior número de informações possíveis sobre a empresa e o local de trabalho. Conte a história do negócio, dos detalhes dos produtos e sobre as equipes que trabalham na empresa e como constroem seu sucesso. Finja que seu novo colega é um repórter: mostre entusiasmo e orgulho.
Mostre o organograma da empresa: humanize os títulos dos cargos, e faça apresentações pessoais ao maior número de chefias e executivos que conseguir. Consiga uma conversa rápida com um diretor que se disponha a falar das características do negócio e da organização da empresa. Apresente as principais políticas de Recursos Humanos, destacando aquelas relacionadas aos benefícios e com treinamento, desenvolvimento e plano de carreira.
Facilite ao máximo os trâmites burocráticos (principalmente crachá, entrada no refeitório, acesso à rede, endereço de correio eletrônico, ramal telefônico): isso mostra eficiência e organização. Tenha certeza que haverá um lugar disponível (limpo, sem pilhas de papel ou servindo de armário para as bolsas das senhoras) para instalar o colega já no primeiro dia de trabalho, se possível totalmente equipado e pronto para ser pilotado.
Não concentre todo o programa de integração em apenas um dia: o bombardeio de informações é muito grande e pouca coisa será retida. Melhor é dividir o processo durante períodos ao longo de alguns dias. Um pouco de mão na massa intercalado com leituras de material e conversas com os novos colegas facilitam o entendimento e o aprendizado.
Finalmente, comemore a chegada de um novo colega. Coloque sua foto no quadro de avisos ou na intranet, acompanhada de um breve resumo profissional e de seus interesses e hobbies. Organize um happy-hour de boas vindas para uma reunião informal com a equipe.
Após uns 3 meses, peça ao novo colaborador uma avaliação sincera de todo o processo de integração: suas opiniões e sugestões são úteis para reforçar os aspectos positivos e corrigir os problemas do processo de integração. Os futuros admitidos agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário