27 de agosto de 2015

Por que os subordinados não fazem o que o chefe quer?



Tommaso Russo
Chefias permanentemente se queixam que seus subordinados não fazem aquilo que deveriam fazer. Enquanto parte do problema recai em escolhas individuais das pessoas, as chefias devem assumir também parte da culpa.
Em geral, as pessoas querem fazer seu trabalho do jeito certo. Não conheço ninguém que acorde de manhã com o firme propósito de fazer tudo errado naquele dia. Os colaboradores erram em grande parte das vezes por falhas no sistema de gestão de pessoas.
Sinais que os colaboradores não sabem o que deve ser feito incluem tarefas que não são concluídas no prazo, procrastinação de atividades, erros e enganos frequentes e não justificáveis, foco em atividades não essenciais, resultados insatisfatórios, pouca disposição em pedir ajuda e incapacidade de reportar problemas ou maus resultados a tempo para a chefia.
Parafraseando o Prof. W. Edward Demming (o pai do movimento da Qualidade Total nos Estados Unidos): “Qual parte do sistema de trabalho é a causa dos erros das pessoas? ” Ou seja, uma análise da organização do trabalho em uso leva a respostas importantes.
Por que os subordinados não fazem o que o chefe quer?
Uma das razões é que os colaboradores não sabem o que devem fazer. Os gestores possuem um papel fundamental em apoiar os subordinados em mostrar de forma clara e sem ambiguidade o que eles devem fazer. Para isso, a gestão de pessoas deve concentrar-se nas práticas de gestão de pessoas mostradas abaixo.
Prática nº1 – Definição de metas e envolvimento dos subordinados
Apoiar e coordenar a definição de metas para a equipe. As metas devem incluir as metas definidas pela empresa (metas da chefe) e metas adicionais que a chefia pode definir a seu critério.
Comunicar claramente os objetivos da equipe ou permitir que os colaboradores participem na definição das metas, de forma a criar maior comprometimento dos subordinados com esses objetivos.
Envolver os subordinados na determinação do “como” essas metas podem ser atingidas
Ensinar ou apoiar as pessoas naquilo que deve ser medido e como medir os resultados, para que eles possam acompanhar seu progresso no atingimento dessas metas.
Prática nº 2 – Delegação
Apoiar o colaborador que assumirá a tarefa delegada a definir um plano geral do trabalho com um cronograma de conclusão das tarefas para verificação e aprovação do gestor.
Compartilhar a visão da chefia dos resultados esperados do trabalho ou como este espera que os resultados sejam entregues, o mais concretamente possível
Estabelecer os valores esperados ou os critérios de avaliação de sucesso dos resultados
Realizar reuniões previamente agendadas com o colaborador para avaliar o progresso do trabalho e identificar dificuldades ou obstáculos encontrados
Prática nº 3 – Planos de desenvolvimento e feedback
Definir um plano inicial de desenvolvimento com cada subordinado, de forma a apoiá-los no alcance das metas definidas
Realizar encontros trimestrais para avaliação do plano e definir novas metas, se necessário
Executar reuniões semanais individuais com os subordinados diretos para acompanhar em detalhes a evolução das metas e as melhorias na equipe.
Prática nº 4 – Treinamento, educação e desenvolvimento
Treinamento é essencial para que os colaboradores saibam o que devem fazer. Eles precisam das habilidades e ferramentas essenciais para que melhorem em suas funções.
Manter os compromissos com as oportunidades de desenvolvimento do colaborador, conforme registradas no respectivo plano de desenvolvimento (a capacidade em melhorar e desenvolver as habilidades é crucial na motivação e sucesso do colaborador)
Apoiar e incentivar o desenvolvimento das pessoas diariamente e nas reuniões semanais entre a chefia e os subordinados diretos.
Prática nº 5 – Reconhecimento e recompensas
O reconhecimento é a maneira mais poderosa de feedback. Reconhecimento no momento certo e de maneira apropriada é o feedback que reforça os comportamentos que a chefia espera ver nos subordinados.
Estabeleça práticas de reconhecimento oportunas e que reforcem a aprendizagem e o atingimento das metas pelas pessoas
Reconheça as pessoas por fazer o que a chefia espera que façam…
Em geral, pessoas não são estúpidas, não são desleixadas nem desmotivadas. Elas simplesmente não sabem o que deve ser feito.

Adaptado de 5 Management Systems Critical to Employee Performance , publicado em http://humanresources.about.com/od/motivationsuccess/a/manage_systems.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário