27 de agosto de 2015

Desintoxique o ambiente de trabalho!


Tommaso Russo


Não existe nada pior para a motivação que empresas que toleram atitudes tóxicas, que envenenam o ambiente de trabalho e criam problemas de relacionamento. Se houver tolerância a pessoas que falam mal da companhia, clientes ou colegas, a negatividade pode virar padrão no clima empresarial. Com o tempo, pessoas tóxicas acabam contaminando pessoas e equipes e prejudicando a empresa.

Os tipos mais comuns de gente tóxica no ambiente de trabalho

Para um ambiente de trabalho melhor está na hora de varrer de sua empresa pessoas tóxicas. Existem vários tipos, dos quais os principais são:

Os reclamões crônicos: todas as áreas possuem pelos menos uma pessoa desse tipo. Gastam a maior parte de seu tempo reclamando de tudo e de todos, desde o horário de trabalho até detalhes das políticas que não concordam. Muitos desabafam junto a um pobre colega desprevenido, com a intenção de fazê-lo sentir tão miserável quanto eles. Em geral, os reclamões já foram bons funcionários, mas no passado talvez tenham sido maltratados por um colega ou um chefe ou não tiveram o aumento (ou aumentos) que julgavam merecer e desde então adoram criticar sobre praticamente tudo todo o tempo.

Os traidores: essas pessoas sentem prazer em meter o pau nos outros colaboradores, principalmente quando estes não estão presentes. Em geral, sentem-se inferiores aos outros e sentem-se ameaçados ao perceber qualquer um receber mais atenção que eles. Nada os impede de espalhar fofocas e difamar outras pessoas.

Os ladrões de ideias: quando um grande projeto está prestes a ser completado, essas são as pessoas que se pode contar para assumir o crédito pelo trabalho e pelas ideias dos outros. Fazem questão de mostrar a todos o excelente trabalho que fizeram, mas cedo ou tarde descobre-se que eles não têm a menor ideia como chegaram os grandes resultados que alardearam -  porque na verdade não foram eles que os fizeram. Esses larápios agem como se estivessem muito interessados em suas ideias e planos, mas assim que tiverem uma chance, vão roubar seu trabalho descaradamente e fazê-lo sentir-se um perfeito idiota.

As vedetes: “Olhem para mim! ” Este deveria ser o lema das pessoas que adoram chamar a atenção. Agem de maneira infantilizada e melosa na presença de gente que gosta de ser tratada assim e depois gastam o resto do tempo junto com os traidores. As vedetes aproveitam qualquer oportunidade para aparecer nas reuniões ou outros eventos e o “eu” e “meu” proliferam feito moscas na sua fala, o que facilita sua identificação.

Os heróis: em emergências, os heróis parecem ser as pessoas certas para tomar decisões rápidas e apagar os incêndios. Na verdade, tratam-se apenas de pessoas entediadas que florescem no caos e adoram criar problemas para que eles mesmos resolvam, enquanto demonstram suas habilidades de super-heróis. São os trazem o melodrama para o ambiente de trabalho.

Os dedos-duros: Você acha que pode esconder algum segredo de seu chefe? Vá pensando. Esses metidos grudariam no chefe 24 horas por dia se pudessem, agindo como se fossem as sentinelas da empresa. Seu passatempo preferido é ficar farejando outros colaboradores que não fazem as coisas como eles gostariam que fossem feitas. São vistos como fanfarrões e sabe-tudo pelos colegas. Procuram destruir qualquer um que tenha boas ideias e desprezam ou denigrem qualquer um que consideram como transgressores.

Os miseráveis: são aqueles que desfilam um longo rosário de seus problemas pessoais e familiares, choramingam pelos cantos e tentam fazer com que todos tenham pena deles, angariando simpatia, favores e atenção. Enquanto sugam a vida de seus colegas, causam perda de produtividade, já que exigem atenção exclusiva e incondicional. Quanto mais essa situação se arrasta, mais ressentidos os colegas tornam-se, já que procuram ser educados enquanto ficam exaustos de ouvir os dramas infindáveis do miserável.

Os moitas: essas pessoas não falam mal nem prejudicam ninguém, aliás não fazem quase nada, incluindo trabalhar. Fazem o mínimo possível e no final do mês recebem seu pagamento, como todos os outros. Não cometem muitos erros, mas levam o dia inteiro para fazer uma tarefa que qualquer um faria em 2 horas. Todos ao redor notam e se perguntam “por que devo me esforçar se ele ainda continua sendo pago para enrolar o trabalho? ”. Os moitas não reclamam, mas também não participam nem se envolvem com nada e sugam toda a energia das pessoas ao seu redor.



Como lidar com as pessoas tóxicas

Agora que você conheceu alguns tipos de gente tóxica, é hora de fazer uma boa faxina no ambiente. Eis algumas dicas de como fazer isso:

1.  Esclarecer os colaboradores sobre comportamentos tóxicos. Oferecer treinamentos relativos a ambientes de trabalho tóxicos, aos comportamentos aceitáveis das pessoas, fornecendo ferramentas para que as pessoas lidem com esses tipos de pessoas. Incluir nas políticas da empresa aspectos relativos ao respeito devido aos colegas de trabalho.

2.   Não dar espaço às pessoas tóxicas. Se é uma coisa da qual pessoas tóxicas gostam é da atenção que provocam pelos seus comportamentos. Então, não de deve dar espeço para que eles espalhem atitudes negativas. Quando começam a falar mal de seus colegas, devem ser advertidos que a empresa não tolera esse tipo de comentário.

3.  Praticar a meritocracia. Pessoas tóxicas quase sempre se sentem intimidados por colaboradores de bom desempenho e farão o possível para sabotar o trabalho deles e denegrir sua imagem. Crie uma cultura de reconhecimento e recompensas com base no desempenho, em melhorias e em comportamentos de respeito aos outros.

4.    Levar as queixas a sério e livrar a empresa de gente tóxica. Pessoas tóxicas estão em toda a parte e existe uma grande chance de existirem hoje na sua empresa. Observar com atenção o efeito que esse tipo de pessoa causa nos demais colaboradores. Tentar mantê-los longe dos seus talentos e prestar atenção às queixas sobre maus comportamentos. Adverti-los das consequências de continuarem agindo dessa forma e não ter medo de demiti-los. Além de livrar a empresa de uma fonte de dor de cabeça, serve como aviso aos demais para que mudem suas atitudes.

A redução de comportamentos e pessoas tóxicas da empresa são importantes para a construção de um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.


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