28 de maio de 2015

Mantendo seus melhores colaboradores felizes



Tommaso Russo

Seus melhores colaboradores são aqueles que fazem a organização avançar – são mais criativos, mais produtivos e agregam mais valor ao seu trabalho. Assim, manter essas pessoas felizes deve ser uma prioridade, porque são muito difíceis de substituir.
Seguem algumas ações de como isso pode ser feito:
Saiba o que os motiva
Seus melhores empregados são intrinsicamente motivados. Isso quer dizer que se motivam mais pelo trabalho e seus resultados e menos por recompensas extrínsecas, como dinheiro e folgas. É ótimo oferecer benefícios e recompensas, mas para torná-los mais entusiasmados, dê-lhes projetos importantes para tocar, alinhados com seus interesses profissionais, juntamente com a liberdade de atingir resultados melhores que o esperado.
Tire da frente os obstáculos
A atividade principal de um bom líder é remover obstáculos para que as pessoas possam trabalhar, mas isso é especialmente importante para os melhores colaboradores. Pense especificamente em quaisquer guerrinhas políticas que possam enfrentar para atingirem seus objetivos. O objetivo é manter mantê-los focados nos resultados.
Trate-os de maneira desigual
Os melhores empregados não são iguais ao restante das pessoas e tratá-los igual a todos não vai ajudar a organização. Quando são tratados da mesma maneira que os outros, recursos valiosos da organização estão sendo desperdiçados. Pense neles como investimento – quando investe nos melhores colaboradores, a empresa está tendo um retorno muito maior.
Envolva-os na visão geral
Os melhores colaboradores entendem que existe uma visão maior em jogo e querem saber como seu trabalho contribui para isso. Assim, não esconda informações. Comunique-se com eles. Envolva-os no processo. Seja transparente. É um grande fator motivador e, certamente, vão brotar novas ideias que podem contribuir para a última linha do balanço.
Seja flexível
Flexibilidade pode ser interpretada de várias maneiras nesse caso:
- Não os obrigue a vir todo o dia para o escritório. Deixe-os trabalhar à distância
- Não os force a cumprir o horário de entrada e saída. Deixe-os chegar mais tarde e trabalhar até tarde ou chegar mais cedo e sair mais cedo.
- Não os obrigue a cumprir o dresscode da companhia, quando isso não tiver influência em seus resultados. Jeans nunca ofenderam ninguém.
- Não os force a cumprir políticas e regras estúpidas (você sabe exatamente do que se trata)
- Enquanto estiverem sendo produtivos e atingindo suas metas, deixe-os fazer o que gostam. A organização vai ter maior retorno se estiverem felizes e confortáveis.
Forneça-lhes feedback crítico
Seus melhores colaboradores estão constantemente questionando seu trabalho e tentando descobrir maneiras melhores para fazê-lo. Então apenas dizer sempre que eles são o máximo não os ajuda muito. Quando fornece um feedback bem planejado e crítico sobre seu trabalho, a organização na verdade demonstra que reconhece e valoriza seus esforços e que deseja desenvolvê-los para que se tornem cada vez melhores.
Não desperdice o tempo deles
Obrigar seus melhores colaboradores a largar o que estão fazendo para participar de uma reunião que trata de assuntos irrelevantes para eles tira-os do foco e prejudica sua produtividade. O problema não são as reuniões: o problema são as reuniões improdutivas, desorganizadas e inconsequentes.
Promova o pertencimento
Não subestime o papel que a socialização tem na felicidade dos seus melhores colaboradores. Melhore o ambiente de trabalho deles dando-lhes oportunidades para trabalhar com e motivar outras pessoas em um time. Não somente eles aumentarão seu prazer em estar trabalhando, mas eles podem coletivamente evoluir e desenvolverem-se.
Deixe-os experimentar
Seus melhores colaboradores precisam de tempo e oportunidade de testar coisas novas para mantê-los interessados e motivados. Torne isso uma rotina. Deixe-os lidar com coisas que são interessantes para eles, desde que estejam atingindo suas metas. Negar-lhes isso pode muito desmotivador e se seus projetos não estejam dando certo, eles vão abandoná-los de qualquer jeito. Isso pode parecer contraproducente, mas eles ainda são mais produtivos que a média dos demais colaboradores e se sentirão mais realizados no trabalho.
Extraído de 5 Waysto Drive Performance in YourWorkplace, publicado em http://www.tlnt.com/2015/02/24/tlnt-whitepaper-5-ways-to-drive-performance-in-your-workplace/

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