30 de abril de 2015

A motivação dos colaboradores depende da chefia



Tommaso Russo

O impacto das chefias na motivação dos colaboradores é enorme. Através das palavras, da expressão corporal ou facial o chefe mostra sua opinião sobre o valor que dá a seus subordinados.
Ou seja, as lideranças são o fator mais importante na construção da motivação e da moral dos colaboradores da organização. Sentir-se valorizado pelo chefe é tão importante para as pessoas quanto o tipo de trabalho, remuneração adequada, oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
Motivar a equipe é um desafio e, ao mesmo tempo, bastante simples. É necessária atenção constante do impacto que o chefe provoca no ambiente de trabalho.
Vamos a alguns exemplos:
O início do dia
A chegada do chefe e os primeiros contatos com a equipe no início do expediente causam um enorme impacto no ambiente. É preciso começar o dia de modo certo. Caminhar pelo setor e cumprimentar as pessoas. Compartilhar o otimismo, confiança e as expectativas sobre o que vai ser um bom dia de trabalho.

Usar palavras simples e poderosas para motivar as pessoas

Palavras e expressões simples, tais como um Muito Obrigado, Por Favor, Bom Trabalho mostram que a chefia gosta de trabalhar com pessoas e que valoriza seu trabalho.

As pessoas devem saber o que é esperado delas

A falta de definição de objetivos e expectativas claras é uma das falhas básicas das chefias. Muitas vezes, a liderança acredita que explicou exatamente quais os resultados esperados, prazos e especificações do trabalho a ser feito, mas a forma da comunicação não foi a mais adequada, e o nível de entendimento pela equipe foi baixo. Ou, alguma característica das tarefas mudou – no meio do dia, do mês, do ano. Enquanto as mudanças foram comunicadas – normalmente mal – as razões das mudanças quase nunca são discutidas. Ou seja, as pessoas não sabem mais o que fazem e porque estão fazendo. Essa perda de significado do trabalho não ajuda na motivação ou moral das pessoas. Se mudanças são necessárias – e acontecem toda hora – a chefia deve comunicar claramente à equipe porque a mudança é necessária, novas metas ou procedimentos; enfim, a chefia deve compartilhar com a equipe tudo o que sabe.
O feedback regular motiva as pessoas
O primeiro elemento motivador das pessoas é saber como estão indo no trabalho: se fizeram as coisas do jeito certo ou se a chefia não focou satisfeita com o resultado. Essa informação deve ser feita o mais rapidamente possível: em geral, nas avaliações regulares de desempenho, um tempo considerável já passou após os fatos. Um feedback imediato motiva as pessoas a corrigir suas eventuais falhas de imediato. Uma rotina semanal ou quinzenal de feedback pode fazer maravilhas para a motivação e a moral dos subordinados.
As pessoas precisam conhecer as consequências do bom trabalho e do trabalho não tão bom assim
Em conjunto com as rotinas de feedback, os colaboradores precisam de reconhecimento e recompensas por bons resultados, mesmo que essas recompensas não tenham valor monetário significativo. As pessoas precisam também de ações disciplinatórias progressivas quando não conseguem atingir os resultados esperados: se isso não existir, a moral dos bons colaboradores estará em risco. Nada desmotiva mais as pessoas que problemas não atacados ou atacados de forma inadequada. Muitas vezes, essas ações dependem de decisões pessoais da chefia, mas o que importa é a consistência, ou seja, os subordinados sabem o que é o esperado deles e as consequências quando as coisas não correm bem.
Não é mágica, é disciplina
As chefias frequentemente perguntam como podem motivar seus subordinados. O problema é que esta é a pergunta errada. O que deve ser questionado é como a chefia pode criar um ambiente onde as pessoas escolham ser motivadas por seus objetivos e suas atividades. A resposta não é difícil: em geral, as pessoas sabem o que as motiva. Ou seja, as chefias sabem o que devem fazer para criar e manter esse ambiente. Só que isso deve ser feito de maneira consistente, disciplinado, incorporando essas rotinas nas habilidades da liderança. A característica comum a muitas empresas de sucesso é ter pessoas disciplinadas, trabalhando de forma disciplinada todos os dias.
Deve haver tempo para as pessoas
Um fator chave para a motivação é o tempo que as chefias interagem com sua equipe, com qualidade. Por exemplo, reuniões trimestrais de avaliação de desempenho da equipe e de situação das metas, agendadas com antecedência, mostram para os colaboradores as oportunidades de obter o tempo e a atenção da chefia para a discussão de assuntos da área.
Desenvolvimento é motivação
A maioria das pessoas quer melhorar suas habilidades no trabalho, não importa por que razão: uma promoção, mudança de atividade, um novo cargo ou uma posição de chefia. E elas irão apreciar muito a ajuda da chefia nisso. Lideranças devem conversar com seus subordinados sobre mudanças que podem ser feitas no trabalho para melhorar os resultados e atender melhor o cliente interno ou externo. As chefias podem assumir alguns riscos calculados para desenvolver as habilidades dos colaboradores. Conhecer e saber das pessoas o que os motivaria, quais seus objetivos de carreira e o que gostariam de atingir profissionalmente. Dentro do possível, podem ser estabelecidos planos de desenvolvimento para cada subordinado e apoiar sua execução. As reuniões de feedback são boas oportunidades de formalizar esses planos de desenvolvimento às pessoas. Auxiliar na carreia é motivar e

Metas e o contexto do trabalho devem ser compartilhados. A comunicação honesta motiva.

Colaboradores esperam que seus chefes saibam as metas e as estratégias da organização e da área. Quanto mais puder ser compartilhado com a equipe, melhor.
Reuniões regulares para comunicação, troca de ideias, explicação de políticas da empresa, preparação para visitas de clientes e fornecedores são ferramentas simples e eficazes de mostrar ás pessoas o que está acontecendo. Antes de implantar políticas que possam afetar as pessoas de sua área, os gestores devem provocar discussões e colher dados junto à equipe. Forças tarefa para a discussão e solução organizada de problemas e para melhorias de processos estimulam o comprometimento e a moral das pessoas. Mas acima de tudo, a organização deve promover a compreensão junto aos chefes de que eles são os responsáveis pelas suas ações, pelas ações das pessoas que lidera e pelos resultados da área sob sua responsabilidade.
Não é difícil de entender: se o chefe não está contente com o desempenho de pessoas contratadas, pelo nível de conhecimento e treinamento dos executores das atividades, se as metas de vendas e de produção não são atingidas, os prazos estouram, afinal, quem é o responsável? Se o chefe assume suas responsabilidades, seus liderados irão respeitá-lo e segui-lo. Fica criado um clima no qual as pessoas escolher estarem motivados.
Desenvolvimento das lideranças
Os planos e ações de desenvolvimento para as lideranças devem conter alguns conteúdos simples, que são as ferramentas mínimas para a motivação da equipe. Como quaisquer outras, essas habilidades devem ser ensinadas e acompanhadas pelo RH. São elas:

Fornecer feedback
Técnicas de reconhecimento e elogios
Tratamento progressivo para baixos desempenhos
Saber fornecer instruções e orientações de forma clara e compreensível
Saber entrevistar e escolher os candidatos certos
Delegação de tarefas e projetos
Saber ouvir efetivamente
Escrever relatórios, correspondência, controles e avaliações de desempenho
Realizar apresentações
Gestão do tempo
Planejar e executar projetos
Solução de problemas e melhoria contínua de processos
Tomar decisões efetivas
Organizar e coordenar reuniões
Formar equipes e indivíduos efetivos

Quanto maiores as competências da chefia nesses aspectos fundamentais, mais tempo, energia e disponibilidade as chefias irão ter para interagir com as pessoas da equipe na criação de um ambiente de trabalho motivador.

 

Baseado no artigo You Can MakeTheir Day: 10 Tips for the Leader About Employee Motivation, publicado em http://humanresources.about.com/od/motivationsucces3/a/lead_motivation.htm

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