29 de janeiro de 2015

Como delegar de maneira efetiva



Tommaso Russo
 O estilo de liderança de cada chefia é diferente e circunstancial: depende da tarefa, da aptidão e conhecimento de cada membro da equipe, tempo e recursos disponíveis e os resultados esperados.
Os supervisores, gerentes e líderes de equipes tomam decisões diárias, de acordo com a situação. É necessário promover o envolvimento e empoderamento dos colaboradores, de tal forma que a equipe subordinada possam contribuir com seu melhor para o alcance dos objetivos da área. Esse empoderamento depende da forma na que a delegação de autoridade da chefia para o time é feita. Algumas sugestões vão ajudar a que os subordinados tenham sucesso na execução das tarefas delegadas.
Sempre que possível, ao delegar um trabalho, permita que o subordinado execute a tarefa por inteiro (se a tarefa completa não puder ser totalmente delegada, o colaborador deve entender como a tarefa se relaciona com o processo como um todo; pessoas desempenham melhor quando lhes é mostrado o contexto completo).
Assegurar-se que o subordinado entendeu exatamente o que é esperado dele, ou seja, qual é o resultado desejado por quem delegou. Pergunte se as instruções foram compreendidas, analise o trabalho feito ou peça que lhe seja dado um feedback no término da tarefa.
Se você souber qual exatamente o resultado esperado da tarefa ou como o produto resultante deve ser, divida essa visão com o subordinado. O executor deve fazer da forma certa e não deve ser enganado, achando que qualquer resultado vai servir, a menos que a chefia pense exatamente assim.
Estabelecer marcos, datas ou etapas chave da tarefa para fazer o follow-up. Isso é crítico, já que fornece o andamento da tarefa que a chefia precisa controlar, sem que haja um microgerenciamento da pessoa ou da equipe (por exemplo, perguntar dia sim, dia não “como as coisas estão indo”). Assim é possível influenciar a direção em que o projeto ou a tarefa caminha ou as decisões tomadas pelos indivíduos ou pelo grupo, avaliando resultados (ou a falta de resultados) concretos.
Definir os indicadores que serão utilizados para avaliar se os objetivos da tarefa foram cumpridos (essa providência também faz com que a avaliação de desempenho das pessoas seja mais objetiva e menos subjetiva).
Estabelecer com antecedência como será o reconhecimento dado às pessoas ou ao grupo quando a tarefa delegada for finalizada com êxito.
Estabelecer rotinas de delegação efetiva de tarefas  como um estilo de liderança é um processo que leva tempo e consome energia das chefias, mas que é amplamente compensado pelo desenvolvimento e pela efetividade do trabalho desenvolvido. Pessoas confiantes e que se sentem capazes normalmente são efetivamente capazes.


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