29 de novembro de 2014

Como entender a cultura de sua organização



Tommaso Russo
A descrição da verdadeira cultura de uma organização não está formalizada em políticas, publicações ou sites. Mas a avaliação da cultura de onde você trabalha pode te alegrar ou desanimar, porém é aquilo que é. Cada empresa possui sua própria e única cultura. Porém, se você quiser se dar bem em seu trabalho, deve conhecer e entender a cultura onde você está imerso.

É difícil para um colaborador avaliar e entender a cultura de sua própria organização. No dia a dia, onde cada um fica mergulhado em sua rotina e seus problemas, muitas das manifestações da cultura tornam-se quase invisíveis. É a mesma coisa que amarrar sapatos: quando somos crianças leva muito tempo para adquirirmos essa habilidade. Mas depois, quando amarramos os sapatos milhares de vezes  durante nossa vida, fica muito difícil explicar o processo para outra pessoa.                 

Como observar as manifestações da cultura

É possível obter uma fotografia da cultura empresarial de muitos modos. Para avaliar e entender a cultura é necessário:
Tentar observar de forma imparcial a cultura em ação. Olhe para os colaboradores e como eles interagem com a organização como se você fosse um visitante vindo de Saturno. Finja ser um antropólogo analisando um grupo de pessoas que você nunca viu antes.
Ficar atento às emoções. As emoções são os indicadores dos valores da organização. Pessoas não são afetadas emocionalmente por situações que não são importantes para elas. Examine, pelos mesmos motivos, os conflitos internos.
Reparar nos objetos sobre as mesas de trabalhos ou nas paredes. Observe as áreas comuns das instalações e como os móveis estão posicionados.
Enquanto você observa e interage com as pessoas, procure por coisas que não aparecem. Se ninguém fala sobre aspectos que você sente que seriam importantes para o negócio (por exemplo, os clientes), isso se torna uma informação valiosa e irá ajudá-lo a entender a cultura da sua organização.

Como avaliar a cultura organizacional

A avaliação da cultura pode ser feita de alguns modos:

Fazer um “passeio cultural”, observando:
Como os espaços estão divididos? Onde ficam os escritórios e salas fechadas? As portas das salas ficam abertas ou fechadas?
Quanto espaço é reservado para quem? Onde as pessoas trabalham?
O que está afixado nos quadros de aviso ou pendurado nas paredes?
O que está exposto nas mesas e nas outras áreas? Nos locais onde ficam as equipes? Nos vestiários e banheiros?
Como são utilizadas as áreas comuns?
O que as pessoas escrevem umas para as outras? Qual o conteúdo, linguagem e forma dos e-mails e nas circulares? Qual é  o tom das mensagens (formal ou informal, amistoso ou agressivo, etc.)? Qual a frequência das comunicações entre as pessoas? A maior parte da comunicação é escrita ou verbal?
Que tipos de interações existem entre os colaboradores? Qual o nível de emoções expresso nessas interações?
Essas são apenas algumas perguntas a serem respondidas durante a observação e avaliação da cultura. Faça esses passeios com frequência para tentar captar a cultura em diversas situações.
Entrevistas Culturais: Outra forma de entender os aspectos culturais da organização é conversar com os colaboradores. É interessante observar nessas conversas os comportamentos e os modelos de relacionamento interpessoal das pessoas enquanto elas falam da percepção delas sobre a cultura.
Na medida em que é normalmente difícil para as pessoas colocar em palavras o que elas entendem sobre a cultura, são nas perguntas indiretas que se obtém a maior parte da informação. Exemplos:
Como você descreveria a organização para um amigo que acabou de ser admitido?
O que você mais gostaria de mudar nessa organização?
Quem é “o cara” por aqui? Por quê?
Do que você gosta mais nesta organização?
Que tipo de gente não dá certo por aqui?
O que você perguntaria para um candidato que concorre por uma vaga na organização?
Através dos exemplos acima é possível efetuar uma boa avaliação da cultura organizacional. Esse entendimento poderá fornecer algumas ideias dos comportamentos que você pode e não pode demonstrar no trabalho, favorecendo as chances de sobrevivência no emprego. Lembre-se que as pessoas são admitidas pelas suas qualificações técnicas e são demitidas pelos comportamentos inaceitáveis pela ótica da cultura da organização.
Entretanto, se essa avaliação mostrar que seus valores pessoais são divergentes da cultura predominante, talvez seja melhor você considerar buscar outras empresas com culturas mais alinhadas com suas expectativas. Porque uma coisa é certa: será difícil mudar a organização.
Adaptado do artigo How To Understand Your Current Culture, publicado em http://humanresources.about.com/od/organizationalculture/a/culture_create.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário