21 de setembro de 2014

O novo papel de RH: de Business Partner para Antecipador



Tommaso Russo

Há pelo menos uma década atrás, começamos a ouvir o termo “Business Partner” - ou Consultor / Parceiro de Negócios – para conhecer detalhes desta função, veja este artigo.

Esse era o papel que a alta administração gostaria que o RH desempenhasse. A ideia é que o RH deveria ter um assento na “mesa de decisões” das organizações. O conceito implicava que o RH estivesse mais próximo das áreas do negócio, recomendasse e ajudasse a implementar as melhores soluções para a gestão dos talentos e que ainda apoiasse a gestão da área do negócio onde estivesse lotado. Batizamos essa função como Consultor de Negócio.

Essa posição contrasta com o papel antigo de RH, que chamamos de Reativo. Como é fácil deduzir, o papel de RH reativo é eminentemente operacional, administrativo e de atendimento à legislação. A área era então chamada Departamento de Pessoal.

Entretanto, em algumas organizações, o Parceiro de Negócio evoluiu para um novo papel, que foi denominado Antecipador (esse título é apenas a tradução literal do termo em inglês “antecipator”, pois desconheço uma melhor denominação em português).

Nesta função, os executivos responsáveis pela gestão de talentos possuem uma atuação muito mais estratégica. Olham para o futuro e têm a responsabilidade de garantir que a organização possua os talentos que necessita para manter-se no mercado a médio e longo prazo. É um RH que não apenas “senta à mesa”, mas “põe a mesa”.

Existem dois pontos principais (entre outros) que distinguem o RH antecipador do consultor ou do reativo.

Primeiramente, ele tem uma probabilidade muito maior de envolver-se desde o início nos processos de planejamento estratégico das empresas. Em suma, o planejamento de talentos faz parte integrante do planejamento estratégico global, e não alguma coisa que vem depois. Significa considerar a preparação de um planejamento estratégico da força de trabalho.

Em segundo lugar, o RH antecipador utiliza de maneira intensiva análise preditiva de talentos para guiar as decisões e soluções relacionadas às pessoas. Utiliza dados tanto para prever impactos do futuro na força de trabalho, quanto para ajudar os executivos a enxergar os cenários futuros.

O indicador de sucesso do RH antecipador é garantir que a organização desenvolva hoje os talentos que serão necessários para conduzir o negócio em três ou cinco anos.

Baseado no artigo Evolving HR from Partner to Antecipator, publicado em http://www.ddiworld.com/blog/tmi/august-2014/the-new-role-of-hr-from-partner-to-anticipator

Nenhum comentário:

Postar um comentário