26 de agosto de 2014

Líderes: Conheçam-se a si mesmos



Tommaso Russo

Estudos sobre liderança fixam-se em aspectos racionais e conscientes dos indivíduos – basicamente comportamentais. Aspectos internos - emocionais ou psicológicos - são evitados, deixando muitos fenômenos organizacionais sem resposta.
As atitudes e interações entre indivíduos são o resultado da confluência das estruturas internas destes.  Essas estruturas internas das pessoas são influenciadas pelas memórias de suas relações na infância com figuras que representam a autoridade, experiências pessoais significativas, exemplos tomados de outros executivos e treinamentos formais em liderança.
Os líderes, para serem efetivos, devem atentar para essa dinâmica inconsciente, que podem causar grandes efeitos do modo como eles agem na sua vida profissional. Dependendo de suas experiências de vida, os líderes fazem escolhas conscientes e inconscientes dos papéis que vão representar na organização.
Os líderes internalizam algumas características arquetípicas, as quais explicam porque agem de determinadas maneiras. A falta de ajuste entre essas características e o contexto no qual trabalham na organização é a causa principal de conflitos entre liderados e líderes, causando o surgimento de equipes disfuncionais.
Infográfico extraído de “First Know Yourself, Then Your Team”, publicado em http://knowledge.insead.edu/leadership-management/first-know-yourself-then-your-team-3510

Nenhum comentário:

Postar um comentário