26 de agosto de 2014

Como fazer com que as pessoas pensem mais estrategicamente



Tommaso Russo

De acordo com pesquisa global realizada pelo Management Research Group, a competência mais crítica das lideranças para o futuro das organizações é a Visão Estratégica.
Executivos de todo o mundo classificaram a Visão Estratégica como dez vezes mais importante para a percepção da efetividade das lideranças sobre outros atributos como inovação, persuasão, comunicação ou orientação a resultados.
A visão estratégica utiliza uma abordagem ampla e de longo prazo para a solução de problemas e tomada de decisão, que envolve analises de objetivos, planejamento e visão de futuro. Isso implica a capacidade de pensar em diversas escalas de tempo, identificando o que deve ser atingido adiante e o que é necessário fazer agora para chegar lá. Implica também em adquirir um pensamento sistêmico – identificando o impacto das decisões em todas as áreas da organização, assim como nos fornecedores e nos clientes.
Essa necessidade reforça a importância da construção dessa mentalidade nos programas de desenvolvimento de lideranças.
Abaixo estão exemplos de ações que podem promover a visão estratégica dos colaboradores:
Compartilhar a informação. Os colaboradores devem ser estimulados a reservar algum tempo para pensar estrategicamente e buscar informações sobre o mercado, ramo de negócio, clientes, concorrentes e tecnologias. Um dos requisitos principais da liderança estratégica é possuir informações relevantes e amplas sobre o negócio, de forma a fazer com que as pessoas pensem além do dia-a-dia, compartilhando sua visão e esforços por toda a organização.
Desenvolver um programa de mentores. Uma das maneiras mais eficientes de desenvolver competências estratégicas é ter como mentor alguém que possui características altamente estratégicas. O mentor ideal é aquele que é conhecido por sua habilidade em manter as pessoas focadas nos objetivos estratégicos da organização e pelo impacto de suas ações nos resultados.
Criar uma filosofia. Definir e comunicar uma filosofia bem articulada, uma declaração de missão e metas atingíveis por toda a organização. Os colaboradores devem compreender a estratégia da organização como um todo, de forma a manter o foco e incorporar essa estratégia em seus próprios objetivos e planejamento.
Recompensar a reflexão, não a reação. Sempre que possível, a cultura organizacional deve incentivar a capacidade de antecipação às oportunidades e a prevenção de problemas, ao invés da habilidade em gerir crises. Recompensar as pessoas por serem capazes de gerar rapidamente uma série de alternativas para a solução de um problema e definir qual a linha a ser adotada com base no melhor benefício para o futuro da organização.
Fazer perguntas melhores. Promover uma visão de futuro nos colaboradores através dos programas de treinamento e desenvolvimento; ensinar às pessoas o que é visão estratégica e incentivá-las a perguntar “por que” e “quando”. Quando determinada linha de ação for sugerida, questionar a qual objetivo estratégico essa ação está alinhada e qual o seu impacto nos “stakeholders” internos e externos. O hábito de chamar a atenção para esses pontos para qualquer ação ajuda a desenvolver o pensamento estratégico.
O desenvolvimento de uma abordagem estratégica faz a diferença entre resultados medíocres e excepcionais. Introduzir essa competência nos líderes e nos talentos fará com que essa visão estenda-se aos demais colaboradores da organização.

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