23 de julho de 2014

Reconhecimento e recompensas: últimas tendências



Tommaso Russo

Os avanços da tecnologia na última década estão sendo aplicados nos programas de reconhecimento e recompensas para os colaboradores. Hoje, o reconhecimento é online, social e interativo, uma evolução drástica das avaliações baseadas em formulários em papel preparados pelos gestores. Ou seja, o reconhecimento não é mais feito de cima para baixo, mas inclui avaliações laterais (pares) ou de baixo para cima.
Um artigo publicado no site inglês “Employees Benefits”(*) compilou uma lista das últimas tendências das plataformas em uso para o reconhecimento e recompensas online dos colaboradores.
1.    Reconhecimento através das redes sociais
O reconhecimento tornou-se muito mais “social”, permitindo que colegas de trabalho não só indiquem e elogiem uns aos outros, mas que possam também seguir suas conquistas em formatos similares às das redes sociais. O reconhecimento do colaborador pelo respectivo gestor ainda tem sua importância, mas, ao invés de apenas um par de olhos, o desempenho pode ser observado por centenas de pessoas.
As ferramentas de reconhecimento social permitem que os colaboradores indiquem colegas para recompensas, adicionem seus elogios, um pouco como os feeds do Facebook. Isso apresenta uma mudança fundamental de como as organizações se comunicam com seus colaboradores sobre as estratégias do negócio e os valores da organização. Por exemplo, qualquer funcionário pode acessar o sistema e buscar por colegas, fazer indicações, mandar cartões de agradecimento e mensagens por e-mail.
2.    Reconhecimento instantâneo
Essa tendência foi inspirada na Geração Y, que foi criada com mensagens via SMS e atualizações via Instagram, os quais são modos instantâneos de interagir com outras pessoas. O reconhecimento está mais para o estilo visto no Facebook ou LinkedIn, ao invés de instrumentos formais, onde alguém submete alguma coisa para aprovação superior para que uma pessoa seja oficialmente reconhecida. Temos uma “quick message”, onde um indivíduo pode buscar o perfil de um colega, clicar em um botão e o sistema envia uma mensagem pré-definida.
3.    Reconhecimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
Muitas empresas transmitem seus eventos de reconhecimento por todo o ambiente de trabalho, via intranet ou através de circuito de TV instalados na recepção ou nas áreas de lazer dos colaboradores. Essas imagens podem ser vistas tantos por clientes como para candidatos, o que ajuda no recrutamento, na medida em que mostra uma cultura que valoriza o reconhecimento das pessoas.
4.    Reconhecimento móvel
As funcionalidades cada vez mais sofisticadas dos celulares também estão trazendo desenvolvimento às iniciativas de reconhecimento. No caso de celulares convencionais, são utilizado recursos de envio de textos; no caso de smartphones, são disponibilizados sites ou aplicativos (apps). É possível enviar um texto determinado, e um sistema de resposta retorna ao remetente solicitando informações adicionais, enviado online e inserido no perfil da pessoa a receber um reconhecimento. Esta termina por receber um cartão informando que recebeu um reconhecimento.
5.    Recompensas inovadoras
Aplicativos em smartphones também possibilitam que as pessoas recebam e possam gastar os valores de premiações recebidas para compras. Existem casos onde a empresas disponibilizam 100 dólares em dinheiro virtual para cada funcionário, para ser dados para qualquer colega, como reconhecimento. No final do mês, os colaboradores podem trocar o total de dinheiro virtual por um vale-presente ou por um dia de folga.
6.    Uso de big-data no reconhecimento
À medida que as ações de reconhecimento através das redes sociais ganha impulso, os dados coletados consistem em uma rica fonte de informação para o empregador, que podem ser utilizadas em outras ações de recompensas. Por exemplo, dados de pessoas que receberam um grande volume de mensagens de reconhecimento podem ser cruzados com os resultados da avaliação de desempenho convencional, fornecendo uma nova perspectiva na identificação de talentos.
7.    Globalização do reconhecimento
A possibilidade do compartilhamento online do reconhecimento, via redes sociais ou celulares, está também expandindo as fronteiras geográficas nas empresas globalizadas, tornando os programas de reconhecimento e recompensas realmente global.
A evolução tecnológica continuará; as empresas devem utilizar e beneficiar-se dessas mudanças para programas de reconhecimento e recompensas online, seja utilizando as redes sociais, acessos via smartphones ou programas hospedados nas redes corporativas via Web.

(*)http://www.employeebenefits.co.uk/resource-centre/latest-developments-in-online-recognition-platforms/104708.article. Nesta publicação é mostrado um estudo de caso de reconhecimento via redes sociais implantado pela filial inglesa da Telefonica, o programa Recognise_D.

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