23 de julho de 2014

Bônus e recompensas monetárias – novas práticas



Tommaso Russo

Além dos programas de remuneração variável mais conhecidos (Bônus de curto prazo, incentivos de longo prazo), outros programas de incentivos monetários vêm sendo praticados em muitas empresas americanas, de acordo com a pesquisa de 2014 da organização World at Work. Foram pesquisadas 582 empresas americanas, de portes e ramos de negócio variados.
O foco deste post é mostrar algumas características de programas pouco conhecidos ou praticados no Brasil (embora se tenham notícias que diversas empresas têm utilizado algumas das práticas descritas).
Maiores informações e dados estatísticos podem ser encontrados no relatório “Bonus Programs and Practices”, disponível no site da organização www.worldatwork.org.
Os tipos de bônus objeto da pesquisa são:
Luvas (Sign-in bonus) – concessão de uma quantia com valor fixo ou como porcentagem do salário, por ocasião da contratação. O incentivo aplica-se para todas as posições na empresa, porém com menor incidência junto ao pessoal administrativo e com maior frequência para os níveis executivos. Na maior parte dos casos, o bônus é pago parte na admissão e o restante após o primeiro ano de permanência.
Bônus por indicação (Referral bonus) – pagamento de um prêmio por indicação de um candidato para preenchimento de uma posição que é aprovado e contratado pela organização. Esse incentivo é menos comum para os colaboradores do nível executivo. A maioria das empresas (70%) efetua o pagamento em uma parcela única, enquanto as demais dividem o pagamento: uma parte na contratação e o restante após um período de permanência que varia entre 1 ½ e 6 meses. O valor do prêmio é fixo e varia conforme o tipo de cargo a ser preenchido. Nas empresas pesquisadas, após a implantação do programa, 13% das contratações em média foram resultado de indicações.
Bônus pontuais (Spot bônus) – prêmios em dinheiro concedido a colaboradores com base em reconhecimento especial, superação das metas e expectativas e na finalização de projetos corporativos. Em geral, os colaboradores de todos os níveis da organização são elegíveis, porém a premiação é menos comum a nível executivo, sendo que os prêmios são dirigidos para o nível de gerência e abaixo. Os valores são fixos e variam conforme a categoria e o nível hierárquico dos contemplados.
Bônus de retenção (Retention bônus) – são bônus pagos em função da permanência do colaborador na empresa. Na grande maioria das empresas (70%), a decisão da concessão é da gerência; nas 30% restantes, existem políticas formais para a elegibilidade. Nas empresas onde existe o incentivo, o mesmo é aplicável para a maioria das categorias de colaboradores, sendo os cargos administrativos onde a prática é menos comum. O valor pago pode ser fixo, em função do tipo de cargo ou calculado como uma porcentagem do salário fixo. O pagamento é feito em uma parcela única (na maioria das empresas), a intervalor regulares, ou em valores crescentes ao longo do tempo. Em geral, participam do programa colaboradores com mais de 1 ano de casa.
O gráfico abaixo mostra a evolução da porcentagem de empresas do grupo pesquisado que utilizam uma ou mais formas dos bônus citados, desde a primeira edição da pesquisa.



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