29 de março de 2014

Os sinais que indicam que eles estão indo embora



Tommaso Russo
Existem diversas políticas nas organizações com relação a colaboradores demissionários. Algumas empresas simplesmente recusam negociar, não importando o quão valioso é o funcionário para a organização – seja pelo seu desempenho, seja pela criticidade de seu conhecimento para o negócio.
Outras companhias podem fazer contraofertas para tentar segurar o colaborador, normalmente através de aumento salarial, promoções, melhoria dos benefícios ou incentivos em dinheiro.
No entanto, não é raro que esse mesma pessoa que aceitou a proposta acabe saindo da empresa de qualquer jeito depois de seis meses. É claro que a contraoferta feita pela empresa poderia estar associada a um compromisso por parte do colaborador em permanecer durante um determinado período – mesmo contra sua vontade.
Mas ao invés de assumir esses riscos, não seria melhor se existissem meios de prever se realmente os custos e o desgaste de manter o colaborador valeriam a pena?  Afinal, políticas desse tipo sinalizam a outros colaboradores descontentes que basta ameaçar em sair que reconhecimento e recompensas aparecerão por mágica. Ou seja, a chantagem funciona.
Bem, a verdade é que existem alguns comportamentos que podem indicar que existe uma alta probabilidade que o colaborador irá pedir demissão do emprego em um futuro próximo - ou seja, se uma contraproposta da empresa funcionará ou não para retê-lo. Esses indicadores foram resultado de um estudo desenvolvido pela Universidade de Utah.
Os pesquisadores identificaram exemplos dos seguintes traços, sutis mas consistentes, que as pessoas demonstram um a dois meses antes que deixem a organização voluntariamente:
  • Elas deixam de dar opiniões ou contribuir com ideias nas reuniões
  • Não querem se comprometer com projetos de longo prazo
  • Tornam-se mais reservadas e quietas
  •  Ficam menos interessadas em crescer na carreira dentro da organização
  •  Ficam menos preocupadas em agradar à chefia
  • Evitam contatos sociais com a chefia e outros membros da administração
  • Perdem o entusiasmo com novas ideias ou iniciativas
  • Começam a fazer o mínimo esperado para sua função
  • Ficam menos interessadas em participar de ações de treinamento e desenvolvimento
  • Sua produtividade cai significativamente.
Não se trata de demonstrar apenas um ou dois desses comportamentos. O estudo mostra que pessoas que apresentam seis ou mais dessas características têm 80% de chance de deixar a empresa em um futuro imediato.
Assim, antes de negociar contrapropostas com um colaborador que pediu as contas, verifique com a chefia se seis ou mais desses comportamentos forma observados. Se confirmado, existe uma grande possibilidade que o grau de desmotivação do colaborador atingiu tal nível que será difícil segurá-lo, não importando o que a empresa ofereça.
Baseado no artigo When They Want to Leave, publicado em http://www.compensationcafe.com/2014/02/when-they-want-to-leave.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário